Com o tema “Produção de Leite: da ordenha à industrialização”, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, realizou mais um Dia de Campo. A capacitação aconteceu nesta sexta-feira (23), na Associação de Produtores de Leite (Abravoleite), em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), através do Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA); a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (Senar-RJ) e o Sindicato Rural de Campos.
Durante o evento, os produtores rurais participaram de três palestras e tiveram a oportunidade de aprender sobre as melhores práticas para garantir a qualidade do leite, da ordenha ao processo de industrialização e sua comercialização.
— Para a agricultura, os Dias de Campo são instrumentos importantes da capacitação do produtor rural, dos operadores do sistema agrícola, e o governo municipal criou um programa chamado CapacitaAgro Campos, e tem periodicamente feito eventos dessa natureza. A gente fez sobre boi vivo, já fizemos sobre café, junto com parceiros do Sindicato Rural, estamos fazendo esse aqui hoje sobre leite, vamos fazer um sobre pastagem degradada, e vários outros treinamentos e capacitações que a Prefeitura faz, ou parceiros do agronegócio da agricultura campista fazem, principalmente do Sindicato Rural e Senar. É muito importante para nós — afirmou o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior.
Uma das palestras foi ministrada pela engenheira de alimentos e professora do LTA/Uenf Luana Pereira de Moraes, que abordou as “Boas práticas na produção do leite”. “Essa ideia do Dia de Campo foi a partir de um projeto pré-aprovado que é financiado pela Faperj, em que nós vamos acompanhar a qualidade do leite da região no sentido de orientar, conversar, informar sobre a necessidade de boas práticas de produção e boas práticas de manejo. Hoje eu estou sendo convidada para falar um pouquinho sobre essas boas práticas”, explicou.
Além de Luana, a zootecnista Patrícia Reis de Morares abordou o “Controle de qualidade de produtos lácteos” e a médica veterinária da Secretaria de Agricultura, Gleiciane Pimentel, falou sobre as “Oportunidades de comercialização: programa governamentais (Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar)”.
O produtor Francisco Assis destacou a importância da capacitação. “Eu acho que é uma necessidade que a localidade aqui precisa, porque o pessoal está naquela mentalidade de antigamente, de como a pecuária funcionava. E mudou muito. Hoje existem muitas outras novas técnicas que os pecuaristas podem utilizar. Um Dia de Campo como esse, a Prefeitura disponibilizando as pessoas capacitadas para fazer isso, é muito importante”, disse.
O Dia de Campo faz parte do programa CapacitaAgro, que tem como objetivo capacitar produtores rurais com diversos cursos, de forma que possam aprender ou aprimorar o conhecimento sobre novas técnicas e aplicá-las nas propriedades rurais, desenvolvendo cada vez mais as boas práticas na produção agrícola.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar