Novembro 22, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Screenshot

Novas cadeiras de doação chegam ao Hemocentro Regional de Campos

Os novos equipamentos foram instalados com o objetivo de proporcionar mais conforto aos doadores e melhores condições de trabalho aos servidores

O Hemocentro Regional de Campos (HRC) recebeu, nessa quarta-feira (21), cinco novas cadeiras para a sede, além de quatro cadeiras para a unidade móvel. Os novos equipamentos foram instalados com o objetivo de proporcionar mais conforto aos doadores e melhores condições de trabalho aos servidores.

Com um design moderno e cor uniforme azul, cada cadeira suporta até 180 kg e é equipada com um sistema automático que permite múltiplas posições. O ajuste da altura é feito de acordo com as necessidades do doador, enquanto os apoios de braços anatômicos oferecem maior estabilidade e conforto durante o ato da doação. As novas cadeiras também são mais espaçosas, se adequando melhor às pessoas maiores.

Durante a inauguração das novas cadeiras, Yann Riscado compartilhou a experiência ao fazer sua primeira doação. “Eu vim por vontade própria, sem que ninguém me pedisse. Achei todo o processo muito tranquilo, a triagem foi rápida e o pessoal foi bem atencioso. Em relação à cadeira, eu achei muito boa e confortável. Fiquei tranquilo e não senti nenhum desconforto em momento algum. Então, está aprovada!”, comentou.

As cadeiras antigas passarão por manutenção e serão reaproveitadas futuramente, garantindo que o Hemocentro continue oferecendo um ambiente de coleta seguro e acolhedor.

Aprovação

A técnica de enfermagem do HRC Iracema Queiroz também elogiou as novas cadeiras. “Aqui as cadeiras são programadas para que a doação dure de 7 a 12 minutos, dependendo do fluxo sanguíneo do doador. O tempo de doação pode variar de acordo com a quantidade de líquido no sangue. O máximo que coletamos é 450 ml”, enfatizou Iracema, destacando que as novas cadeiras são lindas e facilitam o trabalho. 

“O conforto que proporcionam é fundamental tanto para os doadores quanto para nós, técnicos. Com a possibilidade de ajustar a altura, conseguimos realizar a punção na posição correta, melhorando a eficiência do atendimento”, concluiu.

“Cada doação é um ato de amor e solidariedade, e estamos aqui para garantir que cada doador se sinta valorizado e acolhido. Agradeço a todos os envolvidos nesse projeto, especialmente aos nossos profissionais que trabalham diariamente para fazer a diferença na vida de tantas pessoas”, expressou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges.

Localização e recomendações para doar

O Hemocentro atende às demandas de 25 unidades hospitalares da região e fica localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. As doações podem ser feitas das 7h às 18h, todos os dias da semana, inclusive sábado, domingo e feriado.

É preciso ter peso acima de 50 quilos e estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas três horas anteriores, além de não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes da doação de sangue. Os menores de 18 anos devem comparecer com o responsável e, para isso, é preciso apresentar documento original com foto.

Unidade Móvel

Para aumentar o banco de sangue, o HRC está intensificando as coletas externas com o auxílio da unidade móvel. Para agendar a visita do ônibus, basta ligar para o telefone (22) 981730463 ou (22) 981752599, das 8h às 17h, ou mandar um e-mail para socialhemo2021@gmail.com.

Confira a agenda do mês de agosto

22/08 – Plaza Shopping Guarus (Campos)

27/08 – Petrobras Imboassica (Macaé)

29/08 – Shopping Boulevard (Campos) – evento Sicoob