Seja de carro ou a pé há leis de trânsito que precisam ser respeitadas. Descobrir para que serve cada placa de sinalização torna o tráfego mais seguro e ajuda a reduzir o número de acidentes, segundo o gerente de transporte interno e trânsito da Guarda Civil de Campos, Leonardo Batista Simões. Ele disse que dois termos que costumam gerar confusão entre os motoristas são parar e estacionar.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os termos têm significados diferentes e, além disso, existem aplicações de penalidades distintas dependendo da irregularidade cometida. Desde janeiro deste ano, a Guarda lavrou mais 2.500 autos de infração de proibido estacionar e cerca de 500 de estacionamento e parada proibidos.
Simões explicou que, quando o estacionamento é proibido na via, a parada só pode ocorrer pelo tempo estritamente necessário para o embarque ou desembarque de pessoas. “É o tempo para o passageiro descer ou subir no veículo, não podendo, por exemplo, levar 5 minutos para essa ação”, disse ele, ressaltando que, onde há placas com um “E” cortado, o estacionamento é proibido naquele local. Já as placas com “E” coberto por duas faixas vermelhas formando um “X” quer dizer que é proibido estacionar e parar.
“A orientação é para que o motorista esteja sempre atento à sinalização do local, adotando hábitos seguros e de acordo com as normas de trânsito”, disse Simões.
Outras Noticias
Guarus e Baixada também vão receber Mutirão de Atualização do CadÚnico em abril
MEIs têm novas regras para emissão de nota fiscal, esclarece Espaço do Empreendedor
Atualização cadastral de pacientes assistidos pelo SAD começa nesta quinta-feira