Com uma média diária de 350 atendimentos, o Centro de Doenças Infecto Parasitárias (CDIP) da Secretaria Municipal de Saúde é a unidade referência no diagnóstico e tratamento de diversas condições, com o foco principal em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de outras infecções como rubéola, esporotricose, toxoplasmose, entre outras.
O centro atende tanto pacientes que procuram o serviço diretamente quanto aqueles encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Os tratamentos disponíveis incluem desde a administração de medicamentos contra ISTs até aplicações de penicilina para sífilis, adaptando-se às diferentes fases da doença.
“É fundamental que, após o diagnóstico, os pacientes sigam rigorosamente o tratamento prescrito”, destaca o coordenador do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, Rodrigo Rodrigues de Azevedo. “Mesmo que os sintomas desapareçam, é crucial completar o tratamento para assegurar a cura. Nossa equipe está empenhada em proporcionar o melhor cuidado e suporte durante todo o processo”, alerta Rodrigo.
Em 2024, o CDIP registrou 51 novos casos de pacientes iniciando o uso de Prep (Profilaxia Pré-Exposição), um avanço importante na prevenção de infecções pelo HIV.
Também reforçando o combate ao HIV, a unidade oferece o Programa de Profilaxia Pós-Exposição (PEP) por demanda espontânea, garantindo atendimento imediato em casos de exposição a material biológico, mesmo após o período de 72 horas (não há profilaxia para o HIV, porém fazem o monitoramento ).
O CDIP está situado à Rua Conselheiro Otaviano, 241, no Centro. Com um horário de funcionamento de segunda a quinta-feira, das 7h às 19h, e às sextas-feiras, até as 17h, para sanitização do local.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar