Inaugurado oficialmente no dia 15 de junho, o Espaço Psicomotricidade Esporte é Vida tem mudado a vida de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Iniciado com 40 alunos, que trabalham com a psicomotricidade de solo, atualmente o projeto foi ampliado para 60. Em breve, as atividades também serão oferecidas para o desenvolvimento da psicomotricidade aquática. O Espaço da Psicomotrocidade foi montado na sede do Movimento é Vida/Esporte é Vida, que fica na Fundação Municipal de Esportes (FME).
O objetivo do espaço é promover o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, afetivas, sociais e comportamentais dos menores com idades entre 4 e 8 anos. O supervisor do Movimento é Vida/Esporte é Vida, Cristiano Borges, destacou que o Espaço Psicomotricidade foi montado após muita pesquisa e com materiais pedagógicos elaborados pela própria equipe de professores e monitores. Ele também falou sobre a psicomotricidade aquática, que começará em breve.
— Nós vamos avançar ainda mais com a psicomotricidade no solo, e também com a psicomotricidade aquática, que a gente vai começar a abrir as inscrições em breve. Então, as crianças que vêm para cá para fazer a psicomotricidade no solo também poderão ser atendidas com a psicomotricidade aquática — explicou Cristiano.
A dona de casa Giovana Lemos, mãe do pequeno Aron, de 6 anos, contou sobre a evolução de seu filho. “Ele mudou muito, ele não brincava no brinquedo, agora está brincando. A parte de psicomotricidade dele melhorou muito, tanto a fina quanto a grossa. E foi uma bênção para gente. Esperamos que tenha mais vagas para as crianças. Porque não só para o brinquedo, mas muita gente precisa desse lugar”, comentou.
A mãe Adriana Xavier também aprovou o projeto. “Eu vejo que é mais uma conquista para meu filho. É maravilhoso porque a gente não tem, principalmente quando não trabalha, condições de arcar com o tratamento particular”, disse.
A coordenadora pedagógica do Espaço Psicomotricidade Esporte é Vida, Patrícia Gaudard, falou sobre os benefícios que atividades proporcionam às crianças. “A psicomotricidade de solo traz inúmeros benefícios, pois trabalha o psicológico e a coordenação motora ao mesmo tempo. Nós trabalhamos com exercícios que desenvolvem a concentração, a coordenação fina e a coordenação grossa, entre outras atividades. E além disso, como as atividades são realizadas em grupo, nós também trabalhamos a parte socioafetiva, a socialização dos alunos”, afirmou.
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