Novembro 21, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Reunião na SMS ajusta funcionamento do sistema SISS na saúde do município

O SISS está sendo implementado em toda a rede municipal, abrangendo a Central de Regulação, Atenção Básica de Saúde (UBS/UBSF), as Unidades Pré-Hospitalares (UPH) e, recentemente, os hospitais, como o Hospital Geral de Guarus (HGG)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem avançado na implementação do sistema Solução Inteligente de Serviços à Saúde (SISS). Para garantir a continuidade e a eficiência da implementação, a SMS realiza reuniões quinzenais com representantes das áreas envolvidas.

Participaram da reunião desta quarta-feira (31) o secretário de Saúde, Paulo Hirano; a subsecretária geral de Saúde, Bruna Araújo; o subsecretário de Regulação em Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges; o vice-presidente da FMS, Matheus José; o diretor de gestão e contratualização da subsecretaria de Regulação em Saúde, Gilberto Nunes; e o superintendente de faturamento e finanças da FMS, Filipe Mocaiber.

O SISS está sendo implementado em toda a rede municipal, abrangendo a Central de Regulação, Atenção Básica de Saúde (UBS/UBSF), as Unidades Pré-Hospitalares (UPH) e, recentemente, os hospitais, como o Hospital Geral de Guarus (HGG).

As reuniões na sede da SMS têm o objetivo de avaliar as necessidades, fazer ajustes necessários no sistema e garantir que todos os modelos aplicados estejam alinhados com as especificidades do município. “Essas reuniões são cruciais para o bom funcionamento do SISS. Elas nos permitem ajustar o sistema conforme necessário e assegurar que estamos atendendo de forma eficaz às necessidades da população”, disse Bruna Araújo.

Ainda de acordo com a subsecretária, o sistema é uma aquisição do município, projetado para facilitar a gestão dos serviços de saúde e armazenar dados dos pacientes, independentemente do ponto de atendimento, seja na atenção primária, especializada ou de alta complexidade. A integração proposta pelo sistema visa não só melhorar o acompanhamento do histórico do paciente, mas também otimizar diagnósticos e tratamentos, e reduzir custos ao aproveitar exames já realizados.

“O SISS é uma ferramenta muito importante para a integração de todos os serviços da rede. Com ele, conseguimos não apenas melhorar a qualidade das informações e aumentar a captação de recursos, mas também implementar ações mais eficazes, visando a otimização das coberturas vacinais. Nos últimos 30 dias, apenas no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, foram administradas 8.500 vacinas, um número avaliado como positivo”, disse Bruna Araújo.

Segundo Bruna, além dos avanços na vacinação, já é possível observar melhorias significativas na atenção primária, com dados validados pelo Ministério da Saúde que ajudam a entender melhor as necessidades regionais e a aprimorar as estratégias de atendimento.