A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem avançado na implementação do sistema Solução Inteligente de Serviços à Saúde (SISS). Para garantir a continuidade e a eficiência da implementação, a SMS realiza reuniões quinzenais com representantes das áreas envolvidas.
Participaram da reunião desta quarta-feira (31) o secretário de Saúde, Paulo Hirano; a subsecretária geral de Saúde, Bruna Araújo; o subsecretário de Regulação em Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges; o vice-presidente da FMS, Matheus José; o diretor de gestão e contratualização da subsecretaria de Regulação em Saúde, Gilberto Nunes; e o superintendente de faturamento e finanças da FMS, Filipe Mocaiber.
O SISS está sendo implementado em toda a rede municipal, abrangendo a Central de Regulação, Atenção Básica de Saúde (UBS/UBSF), as Unidades Pré-Hospitalares (UPH) e, recentemente, os hospitais, como o Hospital Geral de Guarus (HGG).
As reuniões na sede da SMS têm o objetivo de avaliar as necessidades, fazer ajustes necessários no sistema e garantir que todos os modelos aplicados estejam alinhados com as especificidades do município. “Essas reuniões são cruciais para o bom funcionamento do SISS. Elas nos permitem ajustar o sistema conforme necessário e assegurar que estamos atendendo de forma eficaz às necessidades da população”, disse Bruna Araújo.
Ainda de acordo com a subsecretária, o sistema é uma aquisição do município, projetado para facilitar a gestão dos serviços de saúde e armazenar dados dos pacientes, independentemente do ponto de atendimento, seja na atenção primária, especializada ou de alta complexidade. A integração proposta pelo sistema visa não só melhorar o acompanhamento do histórico do paciente, mas também otimizar diagnósticos e tratamentos, e reduzir custos ao aproveitar exames já realizados.
“O SISS é uma ferramenta muito importante para a integração de todos os serviços da rede. Com ele, conseguimos não apenas melhorar a qualidade das informações e aumentar a captação de recursos, mas também implementar ações mais eficazes, visando a otimização das coberturas vacinais. Nos últimos 30 dias, apenas no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, foram administradas 8.500 vacinas, um número avaliado como positivo”, disse Bruna Araújo.
Segundo Bruna, além dos avanços na vacinação, já é possível observar melhorias significativas na atenção primária, com dados validados pelo Ministério da Saúde que ajudam a entender melhor as necessidades regionais e a aprimorar as estratégias de atendimento.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar