Pelo sexto mês consecutivo, Campos teve saldo positivo na geração de empregos, com a abertura de 4.429 vagas de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre deste ano. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados nesta terça-feira (30), apontam que o mês de junho somou 1.035 vagas, sendo puxadas pelo desempenho do setor de serviços, com a criação de 578 postos formais.
Já a indústria, segundo o diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, economista Ranulfo Vidigal, gerou 251 vagas, enquanto a construção civil, 117. Já a agropecuária registrou a abertura de 54 vagas e o comércio, 35.
Ranulfo explicou que o saldo positivo é resultante do crescimento da massa salarial no município como um todo. “O aumento, acima da inflação, acabou por impulsionar os setores, como o de serviços pessoais que estão associados à renda familiar e consistem na contratação de festas e de embelezamento, por exemplo”, disse o economista.
Ele afirmou, ainda, que os programas de transferência de renda do governo municipal e os investimentos em obras nos bairros, que geram empregos, também têm contribuído para os números positivos, cuja tendência é continuar em ascensão no segundo semestre. “Comparando o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período de 2024, o crescimento foi de 11,4%”, afirmou Ranulfo.
Outras Noticias
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde