A Olimpíada de Paris 2024 foi o tema da terapia ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) Dr. Ari Viana nessa sexta-feira (26). Além de acompanhar a abertura oficial dos jogos, os usuários puderam expressar a criatividade e emoções através de atividades manuais, como o desenho e a pintura.
“As Olimpíadas nos fazem refletir a importância de como os esportes podem mudar vidas e ajudam no tratamento dos nossos usuários, na sua recuperação, reinserção social, redução de danos proporcionando um tratamento humanizado, fazendo-os refletirem em suas vidas”, disse Anderson Mota, coordenador do Caps AD III Dr. Ari Viana.
Segundo a terapeuta Daniella Barros, além da oficina de pintura, teve roda de conversa sobre cidadania, de como o esporte pode ajudar as comunidades, principalmente o futuro das crianças dentro desse espaço, de como a prática do esporte faz bem para a saúde e dá dignidade às pessoas.
“É muito importante. Falei um pouco sobre a história de como começaram as Olimpíadas e de onde que veio a origem, os motivos, o porquê de quatro em quatro anos a gente para pra saudar os esportes. A Olimpíada é um fato muito importante para todos os continentes”, disse.
A arteterapia do Caps AD III Dr. Ari Viana tem como objetivo estimular o autoconhecimento, a estimulação cognitiva, habilidades sociais e psicomotoras. “Recebemos uma base de 70 a 90 usuários por dia, pois, além dos grupos e oficinas temos também uma horta terapêutica, consultas com clínico geral, psicólogas, psiquiatras, atendimento com serviço social, marcação de exames laboratoriais e coleta”, explicou Anderson Mota.
O Caps AD III disponibiliza seis vagas para acolhimento, sendo quatro leitos masculinos e dois leitos femininos. Também fazem parte da equipe do dispositivo: enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêutico, técnico em farmácia, assistentes sociais, assistentes administrativos, ASG, motoristas e vigias.
Outras Noticias
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar