O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já está operando em Campos, mas vem enfrentando instabilidades técnicas na linha telefônica do número 192. Em resposta, a equipe do SAMU disponibilizou um número alternativo para que a população possa entrar em contato em casos de emergência: (22) 98177-0256.
A diretora de gestão das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Bruna Vassimon, explicou a situação. “Estamos tendo oscilações com a linha telefônica do 192, e muitas pessoas estão ligando para o Corpo de Bombeiros Militar, o que está gerando atrasos na transferência das chamadas. Atualmente, nossa equipe está na base com uma linha telefônica que está sendo passada de frota em frota. Pedimos que, caso não consigam contato pelo 192, liguem para o número alternativo”.
Funcionamento do SAMU
O Ministério da Saúde aprovou o projeto de construção da Central de Regulação do SAMU, que ficará ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no subdistrito de Guarus. O projeto, fruto de uma parceria entre o Estado e os municípios, existe desde 2015, mas o atendimento de urgências no município vinha sendo realizado através do Programa Emergência em Casa, criado em 2009.
Para garantir a continuidade dos serviços, a Central de Regulação do SAMU está operando provisoriamente na rua Baltazar Carneiro, nº 200, no Parque Conselheiro Thomaz Coelho. Das nove ambulâncias disponíveis, quatro são de suporte avançado e cinco de suporte básico.
O SAMU pode ser acionado pelo número 192 e, agora, também pelo número (22) 98177-0256 para atender urgências brancas, enquanto as urgências vermelhas, como traumas e acidentes em vias públicas, continuam sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar.
O gerenciamento do SAMU está a cargo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF).
Outras Noticias
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar