O enfermeiro desempenha um papel crucial nas unidades de saúde, que foi parametrizado através da implantação dos protocolos assistenciais de enfermagem na Atenção Primária à Saúde do município. Campos conta com 78 enfermeiros de Atenção Primária e Saúde da Família, distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Centros de Saúde do município.
A enfermeira da UBSF do Parque Aldeia, Keity Magalhães, comemorou a implantação do protocolo municipal. “Avançamos enquanto categoria quando reconhecemos o nosso papel e colocamos em prática o que de fato é necessário para melhorar as condições de saúde da população e a qualidade do serviço oferecido, para isso nos graduamos. Estamos conectados na prática clínica, pautadas nos protocolos que são produzidos baseados em evidências cientifica”, destacou Keity.
Keity, que é pós-graduada em saúde da família, explicou que com o respaldo legal e regulamentar, os enfermeiros têm autonomia para realizar consultas de enfermagem, prescrever tratamentos e solicitar exames, contribuindo significativamente para a integralidade e qualidade do cuidado na atenção primária à saúde.
“Alguns exemplos é a consulta da enfermagem para rastreio de câncer de colo útero, onde uma das condutas é a coleta de material uterino para avaliação citopatológica, o famoso preventivo e, se necessário, prescrição de medicamentos e outros exames preconizados. Outra linha de cuidado é o atendimento à gestante, através das consultas de pré-natal que já estão bem consolidadas no município. Então a prescrição de medicamentos e solicitações de exames são condutas consolidadas e legalmente estabelecidas em resoluções e decretos do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) e portarias do Ministério da Saúde”, disse enfermeira.
De acordo com o coordenador da comissão de elaboração dos protocolos e enfermeiro da UBSF do bairro IPS, Vinícius Macre, os enfermeiros também são responsáveis por gerenciar as demais atribuições da equipe de enfermagem que atua na unidade de saúde.
“Não podemos deixar de falar que o Ministério da saúde inclui o profissional enfermeiro em todas as ações e indicadores como pré-requisitos para o financiamento da Atenção Básica”, afirmou Vinícius.
O enfermeiro da UBSF do IPS reforçou o compromisso da atual gestão com a saúde do município. “Agradeço a sensibilidade da gestão atual, que se mantém antenada na melhor assistência à saúde”, concluiu o enfermeiro.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar