As comemorações do Junho Vermelho estão chegando ao final, mas as doações não podem parar. Esse é o mês escolhido para alertar a população sobre a importância de doar sangue e incentivar o ato solidário que acontece em um período crítico para os bancos de sangue, pois durante o inverno o registro de doações fica abaixo do esperado. Para equilibrar o estoque de sangue, que está muito abaixo do ideal, o Hemocentro Regional de Campos (HRC) convida todos os doadores e potenciais doadores para fortalecer essa corrente do bem, comparecendo à sede da unidade.
O motoboy e doador regular Renan de Souza das Dores compartilhou sua experiência e motivação para doar sangue. “As pessoas hoje não doam sangue porque acham que dói muito ou que vai prejudicar o corpo de alguma forma. Mas não dói. Eu olho sempre para o lado de que pode estar ajudando outras pessoas, pode estar salvando vidas. Independentemente de qualquer coisa, eu estou aqui quatro vezes ao ano para poder ajudar o próximo”, comentou.
A assistente social do HRC, Maria Gonçalves, reforçou a importância da doação de sangue. “Precisamos reforçar o comparecimento de doadores. Durante o final de semana, estamos com as portas abertas das 7h às 18h, exatamente para receber as pessoas que trabalham durante a semana e podem vir no final de semana fazer uma doação. Lembrando que o Hemocentro atende às regiões Norte e Noroeste, então, a nossa área de atendimento é muito extensa. Precisamos que todos que têm boa saúde venham fazer a doação de sangue. Todos os doadores são bem-vindos”, afirmou.
Requisitos para doar
O Hemocentro atende às demandas de 25 unidades hospitalares da região e fica localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. As doações podem ser feitas das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, sábado e domingo, inclusive feriados. Para mulheres, a doação de sangue pode ser feita com intervalo mínimo de 90 dias e para homens é de 60 dias. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.
Pessoas com idades entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos), podem doar. Também é preciso ter peso acima de 50 quilos e estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas três horas anteriores à doação, além de não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes da doação de sangue. Os menores de 18 anos devem comparecer com o responsável. É preciso apresentar documento original com foto.
Unidade Móvel
Para aumentar o banco de sangue, o HRC está intensificando as coletas externas com o auxílio da unidade móvel. Para agendar a visita do ônibus, basta ligar para o telefone (22) 98173-0463 ou (22) 98175-2599, das 8h às 17h, ou mandar um e-mail para: socialhemo2021@gmail.com.
Confira a agenda do mês de julho:
02/07 – Vip’s Center Shopping (Campos)
04/07 – CSEC Custodópolis (Campos)
09/07 – Pátio do Corpo de Bombeiros (Bom Jesus do Itabapoana)
11/07 – UBS Penha (Campos)
16/07 – CIETEC (Campos)
18/07 – Centro (São João da Barra)
23/07 – OCYAN S.A. (Macaé)
25/07 – Ministério Internacional Semeando Vida (Campos)
30/07 – Andrade Gutierrez (Porto do Açu)
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar