A unidade móvel do Hemocentro Regional estará estacionada, nesta terça-feira (24), na Praça do Liceu, das 8h às 15h. A ação faz parte da Campanha Maio Amarelo, idealizada no município pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). Com base no tema da campanha deste ano “Juntos Salvamos Juntos”, a ideia é conscientizar a população a salvar vidas por meio da doação de sangue.
“É importante que a população contribua para que o Hemocentro tenha um bom estoque de bolsas de sangue, haja vista que a unidade funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM), onde, diariamente, recebe diversas vítimas de acidentes”, comentou o presidente do IMTT, Nelson Godá.
PARA DOAR – O Hemocentro atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região. Funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. Para agendamento e dúvidas entrar em contato através do (22) 981752599 ou por e-mail: hemohfm@yahoo.com.br.
A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 65 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, basta comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Os menores de 18 anos devem comparecer com o responsável.
Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.
Outras Noticias
Ferreira Machado avança com mais de 170 cirurgias ortopédicas eletivas em 2025
Aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave faz estado do RJ decretar situação de emergência
Saúde mantém vacinação durante feriado e ponto facultativo