A primeira Unidade Básica de Saúde Animal agora é realidade em Campos. O anúncio da construção da UBS para pets de pequeno porte (cães e gatos) foi feito pelo prefeito Wladimir Garotinho, durante a ordem de serviço para retomada das obras do Bairro Legal no Parque Julião Nogueira, nesta segunda-feira (23).
Segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Carlos Morales, a unidade funcionará em um prédio do órgão, localizada no Parque Aurora, das 8h às 17h. Inicialmente, de acordo com ele, quatro veterinários estarão atuando na UBS, prestando o primeiro atendimento ao animalzinho.
Morales informou, ainda, que os atendimentos serão prioritários para protetores de animais, cães e gatos abandonados e pessoas que não têm condições de custear uma consulta em clínica particular.
“Os atendimentos serão consultas de emergência e, dependendo do diagnóstico, o veterinário receitará a medicação para o proprietário comprar, com exceção da esporotricose, que é uma zoonose (passa do gato para o ser humano), onde o CCZ disponibiliza o remédio gratuitamente, mediante receita emitida pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)”, pontuou o diretor, acrescentando que a UBS Animal será um desdobramento do atendimento já prestado pelo órgão.
Carlos Morales anunciou que o projeto já está pronto e a planta será enviada para a Secretaria de Obras, para que as intervenções iniciem o mais rápido possível. “Isso vai ajudar muitos protetores de animais que tanto precisam desse atendimento emergencial”, concluiu.
Outras Noticias
Polícia Civil deflagra operação contra lavagem de dinheiro em Campos
Equipe da Prefeitura visita empreendimento Novo Horizonte e se reúne com moradores
IMTT realiza testes com ônibus elétrico na Estação de Integração de Donana