Novembro 21, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

“CCZ Mais Perto de Você” será retomado amanhã com vacinação antirrábica

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2022 terá início amanhã, através do programa “CCZ Mais Perto de Você”, que acontece no Parque Santo Amaro. A mesma ação acontece, também, no domingo (22), das 9h às 13h. A imunização de cães e gatos contra a raiva é anual e, por isso, todos os animais vacinados em 2021 terão que receber o imunizante novamente.

De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a população animal na cidade está estimada em torno de 80 mil. “Para sábado a expectativa é vacinar entre 2 e 3 mil pets. É muito importante que a população leve seus animais para serem vacinados e juntos possamos prevenir o surgimento de casos de raiva animal no município”, disse o diretor do CCZ, Carlos Morales.

O “CCZ Mais Perto de Você” foi criado no ano passado com a finalidade de levar diversos serviços ofertados pelo órgão para mais perto da população, entre eles, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Conforme levantamento do CCZ, de fevereiro a setembro de 2021 foram aplicadas aproximadamente 50 mil doses da vacina para cães e gatos. Deste total 22.889 doses ocorreram, exclusivamente, por meio do programa.

“Estamos recomeçando a vacinação desse ano”, afirma o veterinário e coordenador técnico do CCZ, Marcelo Maeda. O Dia D de vacinação está previsto para ocorrer em setembro. A raiva é uma zoonose que pode ser transmitida para o ser humano através de mordeduras do animal infectado. É uma doença viral com quase 100% de letalidade.

A vacinação é destinada para animais a partir do quarto mês de vida e saudáveis e será realizada na parte coberta da quadra esportiva da Praça do bairro. O animal que será vacinado deve ser levado sempre por um adulto e em segurança. O cão deve estar devidamente com a guia e coleira, em caso de animal bravo, deve-se adotar a focinheira. Os gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas para evitar fugas. Fêmeas gestantes ou amamentando não serão vacinadas.