A Fundação Norte Fluminense de desenvolvimento Regional – Fundenor e a Caixa Econômica Federal – CEF firmaram nesta terça-feira (17), o convênio de cooperação, voltado ao fomento da agropecuária regional. O convênio foi assinado na sede da Fundenor e beneficiará cerca de 300 produtores da região, com a oferta de crédito rural.
Estiveram presentes no evento empresários, representantes da superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, da secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Campos, da Asflucan, cooperativas como Coagro e Macuco e entidades locais. A oferta de crédito rural da CEF, associada à ampliação do conhecimento técnico ao produtor, através da Fundenor na elaboração de projeto e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), irá oferecer os financiamentos de custeio ou investimentos em projetos com acompanhamento e orientação técnica, possibilitando para o produtor, melhor condição de resultado econômico.
Para o presidente da Fundenor, Eraldo Bacelar, os problemas apresentados durante o evento, serão estudados para que possam ser solucionados com essa parceria, “A questão fundiária é um dos problemas para a grande parte dos produtores, que não possuem os títulos cartoriais”, afirma Eraldo. Ainda segundo o presidente da Fundenor, este é um problema que se abrange a nível nacional. – Estamos trabalhando para ajudar esses produtores, a Fundenor foi credenciada junto a Caixa a executar os projetos técnicos, com suporte técnico e os laboratórios de água e de solo que tem o selo de Excelência da EMBRAPA. – explicou Eraldo destacando que a ideia é ajudar a equacionar, junto de outras instituições, como cooperativas, associações como a Asflucan, além do sindicato rural, e outras.
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Humberto Júnior, destacou que as sugestões demandadas, apresentadas pelos produtores durante o evento, como o financiamento do imóvel rural, a Caixa entrará como influenciadora para esses pequenos produtores. “A expectativa é de atender cerca de 300 produtores regionais”. A Gerente Geral de Rede da Caixa Economica, Karina Cordeiro, informou que o atendimento a esses produtores já é realizado na sede, que funciona no prédio da CEF do calçadão do Boulevard, no 3° andar. “Os produtores não precisam agendar ou pegar senhas, é só chegar e aguardar o atendimento. E esse ano que vai entrar o ano safro, se espera conseguir atende-los, com o investimento que eles precisam”. Humberto e Karina informaram que será inaugurada uma agência em um espaço único em Campos, que será totalmente voltada para os produtores que precisarem de investimento ou algum auxílio.
A Noticia da Cidade
Outras Noticias
Três crianças desaparecidas há dois anos foram encontradas vivas após denúncia
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Homem Rouba Carro com Faca, Bate Durante Fuga e Escapa no Centro de Campos