Os preparativos para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva se aceleram, a dois dias do grande reencontro do Brasil com a democracia. Na última terça-feira (27), o Congresso Nacional fez um ensaio geral para a sessão solene, enquanto nos gramados da Esplanada dos Ministérios os técnicos finalizam a montagem dos palcos Elza Soares e Gal Costa, onde ocorrerá a festa popular ‘Festival do Futuro: a alegria vai tomar posse’.
A previsão para o ato oficial é de que Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin cheguem à Catedral de Brasília por volta das 14h20. Às 14h30, Lula sairá em carro aberto em direção ao Congresso Nacional, em percurso que deve durar dez minutos.
Lula será recebido no Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A sessão solene será iniciada às 15h, com a execução do Hino Nacional. Em seguida, Lula fará o Compromisso Constitucional e assinará o termo de posse, juntamente com Alckmin.
Lula fará um pronunciamento à nação, seguido pelo presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco. Às 15h50, Lula e Alckmin seguirão até a Sala de Audiências da Presidência do Senado, de onde saem às 16h para a cerimônia de honras militares, na área externa do Congresso. Em caso de chuva, a solenidade será transferida para o Salão Branco da Câmara dos Deputados.
Às 16h20, o presidente e o vice seguirão para o Palácio do Planalto, onde Lula deve subir a rampa e discursar no Parlatório em frente à Praça dos Três Poderes. A entrega da faixa presidencial pode ocorrer no pé da rampa ou no Parlatório. Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão não participarão do evento. Após o discurso, Lula e Alckmin recebem cumprimentos de autoridades estrangeiras e convidados, no Itamaraty.
A posse de Lula trará ao Brasil quase o triplo de delegações estrangeiras de alto nível do que o visto na última posse, em 2019. Ao menos 53 delegações estrangeiras compostas por chefes de Estado, chefes de governo e ministros já confirmaram presença. Considerando as confirmações de todos os níveis, de embaixadores a presidentes, cerca de 120 países estarão representados.
Até o momento, 17 chefes de Estado confirmaram presença: os presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, o rei da Espanha, presidente da Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue.
Festa começa cedo, às 10h, na Esplanada dos Ministérios
Nesta terça, a futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, mostrou nas redes sociais um vídeo animado de como deverão ficar os palcos do ‘Festival do Futuro’. “Em primeira mão! Tudo está tomando forma com todo o cuidado e segurança para fazermos uma grande festa popular nesse dia histórico. No dia 1° a alegria vai tomar posse!”, escreveu Janja, que introduzirá inovações no evento.
Fonte: Agência Brasil
Outras Noticias
PF prende policial e quatro ‘kids pretos’ em ação sobre tentativa de golpe e plano para matar Lula, Alckmin e Moraes em 2022
Aprovação pela Câmara das contas de 2021 do prefeito é publicada no DO
Procuradoria Eleitoral pede cassação de Cláudio Castro e Bacellar