Novembro 21, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

CCZ orienta sobre cuidados com as casas fechadas nas férias

Fim de ano se aproxima e, com ele, muita gente aproveita para viajar, já que o período coincide com as férias escolares, o que é ideal para curtir uma praia, serra e até mesmo um passeio para o exterior. Mas, antes de sair de casa, é preciso se atentar a alguns cuidados com o imóvel como verificar a piscina, o quintal e os terrenos externos para garantir a proteção de toda a família e vizinhos, pois a água parada se torna um local para criadouro do Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

Garantir que os animais de estimação não fiquem sozinhos por longos períodos também é importante, já que, segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Morales, deixar os cães e gatos na casa, por mais de três dias, mesmo que com comida e água, é crime de abandono e maus tratos, com base na Lei Federal nº 9.605/1998, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão.

“Em primeiro lugar, ao sair de casa, deixe tudo limpo, principalmente na área externa, como terreno e quintal, verificando sempre se não há algum pneu abandonado, lixo acumulado ou pratinho de planta com água. O ideal é colocar cloro na água e também nos ralos e vasos sanitários”, disse.

Morales orienta ainda que, independente dos cuidados, é importante deixar sempre alguém de confiança que possa estar olhando a residência, de vez em quando. “O ideal é ter uma pessoa que possa ir ao local, pelo menos, três vezes na semana, caso a pessoa vá ficar afastada por um longo período. Não abandone a sua casa”, recomendou.

Quanto aos animais de estimação, o diretor salienta que, em caso de denúncia, os tutores deverão ser responsabilizados, inclusive, judicialmente pelas Polícias Militar e Civil, pois abandono de animais é crime.

“O tutor que deixar o animal sozinho em casa por mais de três dias poderá responder perante a justiça, por crime de maus tratos e abandono. Então, tome esse cuidado. Se não puder levar o pet com você, deixe-o em um hotel, onde ele será cuidado com amor e carinho e não ficará sozinho. Hoje já existem hotéis para pets, com acomodações preparadas para receber esses animais”, informou. Para o atendimento das denúncias, a PM pode ser acionada através do 190 ou mensagem, via direct, nas redes sociais (Facebook e Instagram) do 8º BPM.

A professora Fernanda de Azevedo Gomes, 41, não viaja sem a “filha” de quatro patas, Nina Maria, uma Shih-Tzu, de 2 anos. Além de levar a cadelinha, ela verifica tudo dentro e fora de casa, antes de pegar a estrada.

“Não costumo ficar fora de casa por muito tempo, mas Nina sempre vai comigo. Também limpo a piscina e a deixo sempre com cloro antes de viajar. Mantenho tudo limpo e verifico os pratinhos de plantas para ver se não têm água acumulada”, disse a professora.