Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal de crianças de 2 meses a 15 anos imunizadas contra diversas doenças infecciosas, incluindo a Covid-19, Sarampo e Poliomielite, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou neste sábado (17) a última Força-tarefa de Multivacinação: quem ama, vacina!. A ação aconteceu na Cidade da Criança, onde dezenas de pais e responsáveis legais puderam garantir a proteção de seus filhos. Na ocasião, foram ofertadas 15 vacinas do calendário básico de imunização e os imunizantes que protegem contra a Covid-19.
Entre os pais que atenderam ao chamado da secretaria está Ruth de Souza Rocha, de 52 anos. Ela levou a filha Marian, de 8 anos, para receber o reforço da Febre Amarela. “A vacina é importante para ela crescer saudável e com saúde. Aconselho todos os pais levarem os filhos para tomar as vacinas”, disse.
Ana Késia Fernandes Tavares, também de 8 anos, teve a caderneta de vacina atualizada com as doses da Influenza e Febre Amarela. “Agora estou aliviada, pois é mais saúde para ela”, declarou a chefe de cozinha, Jéssica Fernandes.
Quem também celebrou a imunização dos filhos foi Núbia Martins Lemos, de 39 anos. “A saúde dos meu filho em primeiro lugar e graças a Deus todos estão com a caderneta atualizada”, disse a mãe do Júlio César, de 11 anos, Ana Júlia, de 14 anos e Ana Mellysa, de 9 anos. Todos completaram o esquema de vacina Covid-19.
Karen da Silva Cândido, de 27 anos, levou os gêmeos Estevão e Davi, de 8 anos, Nycollas de 4 anos e Bryan de 3 anos, para a imunização. “O meu filho mais novo estava com algumas vacinas atrasadas, mas ainda bem que consegui aproveitar esse mutirão. As vacinas são muito importantes, ainda mais no momento que estamos vivendo com o surgimento de tantas doenças”, disse a autônoma.
A Força-tarefa de Multivacinação teve início no dia 22 de outubro. Ainda não há balanço da vacinação deste sábado, mas, se somadas as edições anteriores, sete localidades distintas receberam as equipes de imunização e 1.223 doses de vacinas foram aplicadas. A coordenadora de Imunizações da SMS, Amanda Carvalho, falou sobre o sucesso da ação.
“A Força-tarefa superou nossa expectativa. Conseguimos realizar a vacinação em oito locais distintos e em todos com registro de boa adesão da população. Esse era nosso objetivo. Esperamos que no próximo ano, os pais continuem vacinando seus filhos e possamos superar o número de vacinados deste ano”, disse Amanda.
Os pais que não puderam levar os filhos para serem vacinados neste sábado devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, de segunda a sexta-feira, para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes. Aos finais de semana, a vacina de rotina pode ser feita na Unidade Pré-Hospitalar Saldanha Marinho.
“Tem crianças que ainda não foram vacinadas principalmente contra o Sarampo e a Poliomielite, que são doenças erradicadas, mas que estão voltando. Também tem a vacina contra a meningite, a ACWY, que está liberada para aqueles que têm entre 11 e 14 anos. Não deixem de vacinar seus filhos contra essas doenças e também contra a gripe, que teve a adesão muito baixa”, alerta a coordenadora.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar
Restaurante do Povo abre inscrições para oficinas de Natal