Novembro 22, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Medidas preventivas minimizam danos causados pelas chuvas em Campos

Graças às medidas preventivas e ações mitigadoras implementadas pela Prefeitura de Campos, os possíveis danos causados pelo prolongado período de intensas chuvas estão sendo minimizados em Campos. As ações como a limpeza e manutenção das motobombas dos 17 cisternões e a limpeza e reparos nos ralos e redes de galerias pluviais (que escoam águas das chuvas) são realizadas permanentemente pela Secretaria de Obras e Infraestrutura na cidade e no interior. Para intensificar as medidas preventivas, a secretaria realizou quinta-feira (08) licitação para contratar serviços de manutenção e reparos nos sistemas de drenagem.

A cidade de Campos é a de melhor infraestrutura de saneamento básico (que inclui importante sistema de drenagem) e esgotamento sanitário no interior do Estado do Rio de Janeiro. A Secretaria de Obras e Infraestrutura tem equipes de manutenção do sistema de drenagem pluvial (águas das chuvas) que cuidam de mais de mil quilômetros de redes de galerias e 17 cisternões que são grandes cisternas subterrâneas com capacidade de receber até 60 mil litros de água das ruas nas regiões de bacia onde, no passado, eram constantemente inundadas.  Toda água que escoam para os cisternões é bombeada automaticamente para o Rio Paraíba do Sul e Lagoa do Vigário.

Os 17 cisternões estão distribuídos em diferentes bairros e recebem as águas das galerias das ruas nas regiões de formação de bacias. Esses grandes reservatórios que ninguém vê (porque são subterrâneos) evitam alagamentos que, no passado, inundavam as ruas e atingiam casas e estabelecimentos comerciais com as águas na altura de até 1,60m no interior das construções causando grandes prejuízos com a perda de móveis, eletrodomésticos, alimentos e produtos nos estabelecimentos que eram invadidos pelas águas.

– Na atual gestão, a Prefeitura implementou o Programa de Manutenção do Sistema de Drenagem com a criação de 10 equipes de manutenção de redes pluviais que trabalham permanentemente. Devido à temporada de chuvas,com precipitação muito acima da média, a Secretaria de Obras e Infraestrutura realizou nesta quinta-feira (08) licitação para reforço na manutenção dos sistemas de drenagem, como limpeza de bueiros, galerias e reposição de tampões e grelhas de bueiros de drenagem -, informou o Secretário de Obras e Infraestrutura, Jorge Wílliam Cabral.

A manutenção dos cisternões é feita permanentemente com equipes multidisciplinares treinadas, que realizam a remoção de lixo e manutenção dos quadros de força e das potentes bombas que aduzem toda água das ruas que entram nos cisternões para o Rio Paraíba do Sul e para a Lagoa. Apesar das campanhas de conscientização, os moradores descartam lixos diversos como embalagens que entram pelas grelhas dos ralos e, ao entrar nos cisternões, emperram as motombas e, por vezes, dificultam a drenagem rápida das águas.

CANAIS SÃO IMPORTANTES NA DRENAGEM DAS ÁGUAS – Vale ressaltar que integram o sistema de drenagem do município de Campos os Canais Campos-Macaé; Canal do Saco, Canal do Parque Aurora e Canal Coqueiros e todos, recentemente, passaram preventivamente por limpeza.