A equipe do Consultório na Rua, ligado à Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social e Faculdade de Medicina de Campos (FMC), está realizando a testagem rápida para detecção da Covid-19 nos equipamentos de acolhimento mantidos pela Prefeitura para atendimento às pessoas em situação de rua.
Segundo a enfermeira do Consultório na Rua, Jacinta de Aguiar Medeiros, a equipe já esteve no Albergue Francisco de Assis, na Casa de Passagem e no Abrigo Manoel Cartucho. “Vamos finalizar as atividades nesta quinta-feira no Lar Cidadão. Além dos acolhidos, estamos testando os profissionais que atuam nos abrigos. Felizmente, o índice de positivados tem sido baixo”, afirmou Jacinta, ressaltando que já foram realizados 80 testes.
Ela disse ainda que a ação visa garantir a segurança dos acolhidos e dos próprios funcionários. “Prezamos pelo bem-estar de todos, em especial, daqueles que estão em situação de vulnerabilidade social”, acrescentou a enfermeira.
A professora da Faculdade de Medicina, Micaela Albertini, explicou que os estudantes que estão participando desta ação são os chamados alunos do internato do curso de Medicina, pois estão prestes a concluir o curso e aplicam na realidade todo o conteúdo que aprenderam nas aulas teóricas. “Queremos que esses futuros médicos tenham empatia por essas pessoas, prestando um atendimento humanizado”, disse.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar
Restaurante do Povo abre inscrições para oficinas de Natal