A Secretaria Municipal de Saúde mantém a aplicação das vacinas contra a Covid-19 para segunda-feira (28), das 8h às 10h. O atendimento permanece em oito postos, porém teve o horário reduzido em virtude do segundo jogo do Brasil, pela Copa do Mundo. Logo, podem receber a 1ª dose todas as pessoas com 12 anos ou mais.
A 2ª dose da Pfizer é para quem recebeu a 1ª dose até o dia 24 de outubro. A 2ª dose da AstraZeneca é para quem recebeu a 1ª dose até o dia 17 de outubro. Nesse caso, na falta do imunizante, será usado a Pfizer, conforme nota técnica. A 2ª dose da CoronaVac continua suspensa por falta do imunizante.
Para receber o 1º reforço, que equivale a 3ª dose, as pessoas, incluindo gestantes e puérperas (45 dias após o parto), devem ter 12 anos ou mais. O intervalo entre uma dose e outra é quatro meses ou mais. No caso dos adolescentes (12 a 17 anos), o imunizante usado será Pfizer. Os maiores de 18 anos, com exceção de gestantes e puérperas, a dose de reforço pode ser feita com o imunizante que tiver disponível, independentemente do usado no esquema primário.
Os adolescentes imunocomprometidos de 12 a 17 anos com o esquema primário de duas doses também podem receber a dose adicional (3ª dose), desde que respeitado o intervalo de dois meses. Para receber a vacina é preciso laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
O 2º reforço, equivalente a 4ª dose, as pessoas com 18 anos ou mais, incluindo os profissionais de saúde devem respeitar o intervalo mínimo de quatro meses. As pessoas imunocomprometidas, que receberam as doses no esquema primário (1ª e 2ª doses), uma dose adicional e o primeiro reforço (3ª dose) há quatro meses, também serão vacinadas com a 4ª dose, totalizando cinco doses da vacina.
Também estará disponível o 1º reforço para as pessoas que receberam a dose única da Janssen, independentemente da idade. O intervalo é de dois meses ou mais. Anteriormente, essa aplicação era feita com o mesmo imunizante, mas a nota técnica nº 192/2022 do Ministério da Saúde, determina que na falta da Janssen, o reforço pode ser feito com o imunizante que tiver disponível.
As pessoas com idade entre 18 e 39 anos que já receberam o 1º reforço da Janssen também podem receber o segundo 2º reforço. Já as pessoas com 40 anos ou mais que também iniciaram o esquema vacinal com dose única, podem fazer o 2º e o 3º reforço (equivalentes as 3ª e 4ª doses). Nesses dois casos, deve-se respeitar o intervalo de quatro meses e a vacina utilizada será a que tiver disponível.
Gestantes e puérperas devem tomar a dose de reforço com a vacina da Pfizer. Caso esse imunizante não esteja disponível, poderá ser utilizada a vacina CoronaVac. As pessoas que tomaram a dose única da Janssen e fizeram o primeiro reforço com outro imunizante também precisam dar sequência à imunização, respeitando o intervalo de quatro meses.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para receber a 1ª dose é preciso levar documento com foto, CPF, comprovante de residência. No caso de gestantes, também o cartão pré-natal e declaração médica. Para receber a 2ª, 3ª ou 4ª dose, precisa ainda da caderneta ou cartão de vacina contra a Covid-19. Já os profissionais de saúde devem levar um documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou registro no Conselho responsável pela categoria. Os imunocomprometidos devem apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
POSTO PARA APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (AstraZeneca /Pfizer) – 8H ÀS 10H:
CLUBE DA TERCEIRA IDADE
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)
QUIOSQUE RODOVIÁRIA ROBERTO SILVEIRA
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
UBS TOCOS
UBSF LAGAMAR – FAROL DE SÃO TOMÉ
UBSF SÃO SEBASTIÃO
UPH SALDANHA MARINHO
Outras Noticias
Equipes do HFM recebem treinamentos sobre novos produtos de desinfecção
Saúde amplia número de postos de vacinação de rotina e gripe no município
Projeto SOS Coração é apresentado na 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”