O Dia de Finados foi de movimento intenso no maior cemitério público de Campos, o Cemitério do Caju. Mesmo com a chuva, já esperada para o feriado, ainda pela manhã desta quarta-feira (2), milhares de pessoas foram prestar homenagens aos seus entes queridos falecidos, ornamentando sepulturas com flores diversas, participando de cultos religiosos, acendo velas e fazendo preces no Cruzeiro. A expectativa de visitação é que mais de 50 mil pessoas passem nos 24 cemitérios públicos de Campos, que foram estruturados com limpeza, segurança e ambulâncias para receber o público.
“Trouxe flores em respeito à minha mãe, meu pai, uma irmã e um irmão e ao meu esposo, todos sepultados aqui. É um dia importante para mostrar que eles não foram esquecidos. Meu marido, todo ano, em Finados, colocava flores e minha filha pediu pra eu fazer o mesmo, e venho mantendo a tradição dele”, contou a viúva Maria da Glória Azevedo Silva, que estava acompanhada do amigo Fernando Moura, no Cemitério do Caju.
Fernando também foi reverenciar seus entes queridos: “Também tenho vários familiares que descansam aqui, e trazer flores é uma forma de mostrar o quanto eles eram queridos”, acrescentou o senhor, que elogiou a limpeza no Cemitério do Caju, mas lamentou que tantas pessoas ainda deixem jazigos sem manutenção, com tampas quebradas.
A Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) realizou diversos trabalhos para a visitação no Cemitério do Caju, o maior do interior do Estado do Rio, com 42 quadras e mais de 40 mil sepulturas registradas, e nos outros 23 cemitérios públicos do município.
“A visitação começou desde o início da semana e a previsão é que mais de 50 mil pessoas passem pelos cemitérios municipais. Promovemos a limpeza dos cemitérios, entregamos uma nova remessa de uniformes para todos os funcionários, temos equipes identificadas auxiliando as pessoas na localização de quadras, das sepulturas. Aqui, no Cemitério do Caju, está um mar de guarda-chuvas, mas muita gente participando de missas e cultos, montamos um tablado pra isso, já prevendo a chuva. Zero de reclamação. Trabalhamos para reverter essa ideia de as pessoas terem medo de cemitérios. Temos uma multidão aqui e o clima é de um ligar mesmo de descanso, de paz”, falou o Gerente de Cemitérios da Codemca, Júlio César Ribeiro.
A organização foi elogiada pelo vereador Thiago Rangel. “Está tudo muito limpo, organizado, com espaço para cultos e missas, com funcionários acompanhando o público, guardas municipais, ambulância. Esse apoio da Prefeitura faz toda diferença em um dia especial de visitação e podemos ver que foi dada toda estrutura para que pessoas, como eu, possam prestar homenagens a seis entre queridos”.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar
Restaurante do Povo abre inscrições para oficinas de Natal