A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde (FMS), adquiriu duas torres de vídeoendoscopia com seis tubos de vídeo gastroscopia e seis tubos de vídeo colonoscópio que farão parte do parque de diagnóstico do Hospital Ferreira Machado (HFM). Os novos equipamentos chegaram e foram instalados nesta quinta-feira (27) e vão beneficiar a equipe médica, os enfermeiros e os pacientes tratados no hospital com agilidade na realização dos exames. A aquisição faz parte do processo de modernização da unidade hospitalar do município.
O secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, comemorou a chegada de novos equipamentos. “O objetivo é assistir, acolher e cuidar da nossa população. Sou endoscopista e entendo que esses aparelhos são fundamentais para termos diagnósticos rápidos e precisos nessa área da gastroenterologia. Dia de muita felicidade por poder oferecer mais segurança e avanço tecnológico na saúde do município para a população”, disse.
Presidente da Fundação Municipal de Saúde e superintendente do Hospital Ferreira Machado, Arthur Borges ressalta que os novos aparelhos vão proporcionar mais qualidade de atendimento aos pacientes e vão ajudar os médicos. “A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Municipal de Saúde, consegue agora oferecer esses novos dispositivos para a rede de urgência e emergência. São duas torres de vídeoendoscopia, com seis tubos de vídeo gastroscopia e seis tubos de vídeo colonoscopio, com esses aparelhos a qualidade da imagem fica muito mais fácil para poder tratar os pacientes, fazer a retirada de corpos estranhos, além de tratar pacientes com sangramentos e tumores para fazer a biópsia. Esses equipamentos vão facilitar os cirurgiões e os endoscopistas da Fundação”, relatou.
“Esses aparelhos de endoscopia vão permitir um melhor atendimento da população por serem mais modernos. Desde o início da nossa gestão estamos trabalhando para melhorar os serviços oferecidos e a aquisição desses equipamentos é mais uma conquista para a nossa população”, completa o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes.
Endoscopia e colonoscopia – O exame de endoscopia é realizado por meio de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo. É um procedimento importante para o diagnóstico de diversas doenças, como gastrite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago. Com a tecnologia, em até 15 minutos as imagens ficam disponíveis de forma virtual para avaliação dos médicos.
Por sua vez, a colonoscopia é um procedimento que usa técnica semelhante à da endoscopia e tem como objetivo analisar principalmente o intestino grosso e o íleo terminal. É indicada para identificar lesões, pequenos sangramentos e pólipos localizados na parede intestinal.
Aquisições em Outubro – Com a chegada desses novos aparelhos, o parque tecnológico da Fundação Municipal de Saúde aumentou. Só no mês de outubro, a FMS adquiriu um aparelho de ultrassom móvel que foi destinado para o Centro de Terapia Intensivo (CTI) do HFM; 4 aparelhos microscópicos, instrumentos usados em laboratórios para visualizar objetos de tamanho reduzido que foram encaminhados para o HGG e o HFM; 14 novos aparelhos, sendo 4 equipamentos de anestesia, 4 monitores de Centro Cirúrgico, 6 eletrocardiograma, que foram entregues ao HFM e o HGG; além de 2 novos aparelhos de ultrassom destinados para o HGG.
Outras Noticias
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar