A quarta edição do Festival Gastronômico, promovido pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, foi oficialmente apresentada na noite desta segunda-feira (24), na Câmara de Dirigentes e Lojistas de Campos (CDL). O evento será realizado entre os dias 16 e 27 de novembro e promete movimentar bares e restaurantes do município. O festival tem patrocínio do Sicoob e apoio da CDL e do Sebrae.
Para participar do Festival Gastronômico, o responsável pelo estabelecimento deve se inscrever AQUI e realizar o cadastro. Em seguida, deverá aguardar o contato por parte da organização para confirmar a participação. As inscrições podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (28).
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust, falou da importância da retomada do festival. “Hoje em Campos nós temos vários polos gastronômicos e isso é muito importante para a nossa economia. Em setembro nós retornamos com o Festival de Petiscos do Farol e, agora, a gente pôde retornar com o Festival Gastronômico para fomentar ainda mais a gastronomia da nossa cidade”, disse Knust.
Outro ponto importante do lançamento do festival foi a definição do valor do prato, que será único para todos os restaurantes. “Cada restaurante escolheu um prato para apresentar no festival e nós decidimos, em comum acordo com a organização e os representantes dos restaurantes, fixar o valor de R$ 42.90. A expectativa é que a população campista abrace o festival e movimente ainda mais a economia do município” declarou o secretário.
A assessora chefe da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo, falou sobre o trabalho do órgão durante a realização do evento. “A Vigilância Sanitária estará presente na quarta edição para assegurar a qualidade dos produtos utilizados durante o preparo dos pratos. Além disso, vamos oferecer cursos para os chefes e proprietários dos restaurantes, para que eles consigam melhorar ainda mais a qualidade dos pratos e ofertar um serviço de qualidade para a população”, destacou.
A gerente de Negócios da Sicoob, Isana Azevedo, agradeceu a oportunidade da parceria para a realização do festival. “Nós já estivemos juntos com a Prefeitura durante o Festival de Petiscos do Farol e esperamos que essa parceria só cresça. Uma das missões da nossa instituição é ajudar no desenvolvimento da comunidade e acreditamos que o apoio ao Festival Gastronômico será de suma importância para esse propósito. Que outros projetos venham ser elaborados, porque quem mais ganha com isso é a população campista”, destacou Isana.
Presidente da CDL, Edvar Chagas Júnior ressaltou a importância da retomada do festival. “Sempre foi muito tradicional em nossa cidade. Com a pandemia, o evento não foi realizado e infelizmente o setor de gastronomia foi muito prejudicado. E essa edição serve não apenas para trazer novamente a população campista para os restaurantes, mas também marcar um recomeço para todos os restaurantes da nossa cidade, que com certeza vão aderir ao festival”, explicou.
De acordo com o coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche, a expectativa entre os proprietários de restaurantes é a melhor possível. “No primeiro semestre, nós realizamos um fórum de inovação tecnológica voltado para o setor da economia. A gente acredita que tudo o que foi aprendido pelos empresários durante o fórum vai ser aplicado durante essa edição do Festival Gastronômico, que está sendo muito aguardado pelos restaurantes e que, com certeza, será de muito sucesso”, afirmou.
Proprietária de restaurante, Livia Enes explicou que os estabelecimentos estavam sentindo falta do evento. “Nós estávamos ansiosos pelo retorno do Festival Gastronômico e esperamos que a população abrace. Quem for aos restaurantes, vai poder encontrar, com certeza, o que há de melhor da gastronomia local e saborear pratos diversificados. Sei que cada um vai dar o seu melhor e que o festival será um sucesso”, destacou.
Outras Noticias
Polícia apreende drogas durante ação em Comunidade de Guarus
PM apreende grande quantidade de drogas em operação na comunidade Tira Gosto
Segunda etapa das obras do Programa Bairro Legal inaugurada em dois bairros