Novembro 22, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

A Praça é Rosa: Ação realizada pela Prefeitura neste sábado contou com diversos serviços ofertados

A ação a Praça é Rosa: Eu cuido da minha saúde, e você?”, foi um sucesso de público. Várias pessoas que passaram pela Praça do Santíssimo Salvador, neste sábado (22), elogiaram a iniciativa da Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e de Governo, e agradeceram ao prefeito Wladimir Garotinho, que estava acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, pelos serviços ofertados. O evento, que faz alusão ao Outubro Rosa, teve como objetivo reforçar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de ofertar serviços como atendimento médico, encaminhamento para exames de mamografia, ultrassonografias, ressonâncias das mamas e preventivos.

Pacientes com indicação para iniciar o tratamento do câncer de mama foram inscritas na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), por meio do Núcleo de Controle e Avaliação.

Entre os serviços ofertados também estava, ainda, corte de cabelo e orientação sobre o Programa de Planejamento Familiar, além de um workshop de automaquiagem com fotógrafo e maquiador Binho Dutra. Quem animou o público presente foi o grupo Elas Sambam, com um show muito especial.

Curada de um carcinoma mamário há 17 anos, Maria Suely Oliveira Viana, 64, não brinca quando o assunto é saúde. Ela conta que desde a descoberta do câncer, em 2005, então com 46 anos, passou por todo processo de quimioterapia e radioterapia, tratamento esse todo feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Graças a Deus me curei de um câncer e sempre faço exames periódicos. Hoje aqui (na praça) vim apanhar um encaminhamento para mamografia, ultrassom de mama e transvaginal. Acho esse tipo de ação de extrema importância, porque a maioria das pessoas que está aqui não tem condição de pagar por um exame como esse. Isso é uma necessidade muito grande e eu parabenizo o prefeito por essa iniciativa”, disse a aposentada que teve que retirar um quadrante da mama esquerda.

Moradora da Penha, Jocilene dos Santos, 56 anos, conta que essa é a primeira vez em que irá fazer um exame de mamografia. “Vim fazer o exame de sangue e apanhar o encaminhamento para a mamografia. Nunca pude fazer, porque sou cuidadora de idosos e não tinha tempo. Sei dos riscos, porque perdi uma avó e uma tia para o câncer de mama, mas agora com essa oportunidade que o prefeito que está nos dando, não vou deixar passar e continuarei fazendo todo ano, porque não dá pra brincar com a saúde”.

Aproveitando o espaço, Luciana Rangel e sua filha, Paola Rangel de Brito, de 22 anos, cortaram os cabelos para doação. “A Paola é a prova viva da determinação. Teve paralisia cerebral ao nascer. Ficou 50 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal sem andar e falar durante sete anos. Hoje, é uma jovem cheia de sonhos cursando o 4 º período de psicologia na UFF e sabe o que quer. Ela pode tudo e está aqui doando os cabelos para ajudar outras mulheres. Só sinto orgulho”.

As participantes também puderam aferir a pressão arterial, tomar vacinas contra a Covid-19 e gripe e, para meninas de 9 a 14 anos, a do HPV.

“Achei maravilhosa essa iniciativa porque eu estava procurando um local para tomar a vacina da gripe, passei aqui na praça, vi essa ação e parei. É muito importante para a população, que assim como eu, não tem oportunidade durante a semana para se vacinar”, disse a enfermeira Marcela Siqueira, 28 anos, que também aproveitou para receber sua terceira dose contra a Covid-19.