A equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET) e do NF-Transplantes realizaram, nesta sexta-feira (14), uma captação de órgãos em Campos. A família autorizou a retirada do fígado, os rins e as córneas da paciente A.G.M, de 19 anos, residente no bairro do Turf Clube, que teve morte encefálica.
O procedimento foi realizado no Hospital Ferreira Machado (HFM) e a doação dos órgãos vai contemplar cinco pacientes da fila de espera estadual.
“Como sempre, a equipe do NF-Transplantes agradece a todas as equipes multiprofissionais do Hospital Ferreira Machado, do PET, da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e, principalmente, à família da doadora. Queremos lembrar que aquele que deseja ser doador de órgãos deve conversar com seus familiares, porque são eles que decidem por esse direito, a doação”, explica o psicólogo Luis Cosmelli, integrante da equipe do NF-Transplantes.
Captações em 2022 – Só este ano foram oito captações que resultaram na doação de oito córneas, sete fígados, quatro rins, pele, tendões e ossos. Já no ano de 2021, a equipe do NF realizou a captação de 16 rins, 10 córneas e seis fígados, totalizando 32 captações de órgãos.
Outras Noticias
Polícia apreende drogas durante ação em Comunidade de Guarus
PM apreende grande quantidade de drogas em operação na comunidade Tira Gosto
Segunda etapa das obras do Programa Bairro Legal inaugurada em dois bairros