O único feriado nacional do mês de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado nesta quarta-feira, homenageia a padroeira do Brasil. No entanto, a data também é marcada pelo Dia das Crianças, festejada também pelo comércio, que espera movimentar R$ 13,8 bilhões com a venda de brinquedos, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Mas por que o Brasil comemora o Dia das Crianças em 12 de outubro?
Apesar de comemorada no mesmo dia, a data não tem relação com religiosidade e surgiu antes do feriado de Nossa Senhora. No dia 12 de outubro de 1923, o Rio de Janeiro, então capital federal, sediou um evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países. Era o Congresso Sul-Americano da Criança, cuja pauta discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento.
Galdino do Valle Filho, um dos deputados federais à época, propôs uma lei instituindo, no 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil. A ideia do deputado era que houvesse reflexão sobre a situação das crianças brasileiras.
O projeto de Galdino foi aprovado, e o Dia da Criança foi oficializado pelo presidente Artur Bernardes por meio de decreto publicado em 5 de novembro de 1924. Mas a data custou a pegar. Não havia feriado e o comércio não atentava para ela.
Somente 1950, uma intensa campanha de marketing criou, de fato, o Dia das Crianças no Brasil, e passou a ser visto como um dia importante no calendário brasileiro, sendo símbolo da distribuição de brinquedos à crianças.
Fonte: EXTRA
Outras Noticias
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Homem Rouba Carro com Faca, Bate Durante Fuga e Escapa no Centro de Campos
Restaurante do Povo abre inscrições para oficinas de Natal