Criado em outubro de 2021 para acolher parentes de pacientes internados, o Núcleo de Atendimento ao Familiar (NAF) realiza mais de 100 atendimentos por dia, de acordo com levantamento realizado nesta quinta-feira (22). O NAF tem funcionamento 24 horas e possui 29 funcionários, em equipe composta por técnicos de enfermagem, auxiliares e administrativo para atender a todos da melhor forma.
“O NAF foi um grande ganho para o hospital, pois funciona como uma estrutura de comunicação e interligação entre diversos setores, principalmente aqueles com pacientes e acompanhantes, sendo peça fundamental no processo de humanização do atendimento”, informou o Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges.
A Enfermeira e Coordenadora do NAF, Mônica Nunes, explica que antes o hospital não possuía um ambiente adequado para atender a família e, a partir da criação do núcleo, o trabalho no hospital foi otimizado. “Não tinha um setor certo para atender eles e encaminhar da forma correta. Então conversei com a direção do hospital e criamos o NAF para proporcionar mais dignidade para as famílias e para os funcionários. O projeto deu tão cedo, que foi implementado em outras unidades da Fundação Municipal de Saúde, como o Hospital Geral de Guarus e o Hospital São José”, enfatizou.
Técnica de enfermagem há 1 ano no NAF, Maria José considera o setor importante para o hospital. “Aqui no NAF realizamos o cadastro do acompanhante, o acolhimento do familiar na questão de óbito, identificação do paciente e leito, além da comunicação entre o familiar e o paciente. Esse setor é muito importante para o hospital e estamos evoluindo”, esclareceu.
A Janaína Rodrigues trabalha 1 ano e 8 meses no NAF e acredita que o setor estabelece uma boa comunicação entre os profissionais do hospital, os pacientes e os familiares. “O nosso trabalho é auxiliar e ser ao mesmo tempo a ponte e a balança que equilibra a comunicação entre a enfermagem, os médicos e a família” disse.
A PRESENÇA DO FAMILIAR
A Luana Almeida está acompanhando o pai que caiu da escada e sofreu um Acidente Vascular Encefálico (AVE). Ambos estão sendo atendidos atualmente pelo NAF e, para Luana, o contato com a família é fundamental para a recuperação do paciente. “Eu gosto deles desde quando o meu pai estava na Unidade de Pacientes Graves, onde foi atendido primeiro. Eles sempre foram bem atenciosos, colocaram os equipamentos de proteção individual, cuidam da gente. Eles são responsáveis”, contou.
Desde que foi implantado, o núcleo refletiu na queda de queixas na ouvidoria do Hospital, como relata o auxiliar da ouvidoria, Vitor Emanuel. “O NAF melhorou 60% a comunicação entre a família e o hospital. O setor está agregando bastante na unidade”, destacou.
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