Devido à queda considerável na procura dos pacientes pela testagem para Covid-19, além da diminuição do número de positivados para a doença, a Secretaria Municipal de Saúde optou por reduzir a quantidade de vagas disponibilizadas para os testes. A Secretaria esclarece que não houve fechamento de polo, apenas redução dos dias e horários, mas reforça a importância de a população completar o esquema vacinal contra o vírus.
“Estávamos tendo uma baixa procura, com sobra de testes e, por isso, para otimização do atendimento na nossa rede, optamos pela transferência de alguns profissionais para outras unidades. Não fechamos nenhum polo, mas reduzimos a quantidade de testes disponibilizados”, explicou o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), médico infectologista Rodrigo Carneiro.
O teste é para as pessoas com sintomas de Covid-19 ou que tiveram contato com alguém que foi contaminado. O exame ofertado é o antígeno (swab), que deve ser feito, preferencialmente, entre o 3º e 7º dia de sintomas. Para fazer o teste, a pessoa deve agendá-lo por meio do site da Prefeitura.
“Seguiremos vigilantes. Se ocorrer um aumento no número de casos ou na procura pelos testes, voltaremos a atuar com a capacidade máxima dos nossos cinco polos”, afirmou Rodrigo Carneiro.
CONFIRA OS HORÁRIOS E DIAS DE ATENDIMENTO
Unidade Básica de Saúde (UBS) da Penha – quarta, quinta e sexta-feira, somente pela manhã;
Centro de Saúde de Guarus – às segundas-feiras (manhã e tarde) e na terça, quarta, quinta e sexta, somente pela manhã;
Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Patronato São José – segunda-feira (manhã e tarde), terça e quarta-feira, somente pela manhã;
Pós-Covid – terça, quarta e quinta-feira, somente pela manhã;
Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Conselheiro Josino – o atendimento é por livre demanda, não havendo necessidade de agendamento.
Outras Noticias
Equipes do HFM recebem treinamentos sobre novos produtos de desinfecção
Saúde amplia número de postos de vacinação de rotina e gripe no município
Projeto SOS Coração é apresentado na 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”