Será realizada neste sábado (03), das 9h às 13h, no condomínio Morar Feliz de Lagoa das Pedras, a 5ª edição do Morar com Saúde. O programa, criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, tem como parceiros a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. A primeira edição foi lançada oficialmente no dia 14 de maio deste ano pelo prefeito Wladimir Garotinho.
Inicialmente, a ação em Lagoa das Pedras seria realizada no dia 20 de agosto, mas teve que ser adiada devido ao mau tempo. A coordenadora do Morar com Saúde, Linda Mara Silva, disse que esta edição terá como novidade a doação de 20 óculos de grau, pela iniciativa privada, para as crianças que apresentarem dificuldade de aprendizagem.
“Cadastramos previamente 200 famílias que receberão atendimento com clínico geral, pediatra, oftalmologista e dentista, além de assistência farmacêutica e vacinação contra a gripe, Covid-19 e de rotina”, explicou Linda Mara.
Serão disponibilizadas, ainda, por meio do Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), vagas para agendamento de exames preventivo, mamografia, laqueadura e vasectomia. As pessoas poderão solicitar também o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cortar o cabelo se assim desejarem. Além de um documento de identificação, elas deverão levar a caderneta de vacinação.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoverá ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, combate aos roedores, agendamento para castração de animais e vacinação antirrábica de cães e gatos. Uma equipe da concessionária Águas do Paraíba estará presente para sanar dúvidas dos moradores e promover a renegociação de eventuais débitos.
SALDO POSITIVO – A primeira edição do programa aconteceu no Condomínio da Bíblia, situado no Parque Santa Clara, em Guarus, e a segunda, no Recanto Solares Campista, no Morar Feliz do Parque Esplanada. Já no distrito de Saturnino Braga, onde foi realizada a 3ª edição, a ação aconteceu no Recanto dos Poetas, e a 4ª edição no Condomínio Personalidades Campistas, na Penha.
Nos quatro condomínios, o número de atendimentos nas áreas da saúde e assistência social superou as expectativas do governo Wladimir Garotinho, que vem trabalhando para cumprir com o prometido no início da sua gestão, que é cuidar das pessoas.
“A aplicação de vacinas, por exemplo, foi um dos serviços que teve saldo positivo. Nas quatro edições, 1.434 pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes, foram imunizadas contra a Covid-19, gripe e outras doenças, com as vacinas de rotina”, disse Linda Mara.
Outras Noticias
Polícia apreende drogas durante ação em Comunidade de Guarus
PM apreende grande quantidade de drogas em operação na comunidade Tira Gosto
Segunda etapa das obras do Programa Bairro Legal inaugurada em dois bairros