O Dia D de mobilização municipal com tema “Mais Vacina, Mais Diversão”, do último sábado (27), promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 1.533 doses, incluindo imunizantes do calendário de rotina, gripe e Covid-19, para crianças e adolescentes de até 15 anos. A campanha de Multivacinação e também de vacinação contra a Poliomielite, promovida pelo Ministério da Saúde, segue até o dia 9 de setembro, devendo os pais levarem os filhos que ainda não foram vacinados para a atualização da caderneta. A imunização acontece de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde e postos extramuros.
Devido à pandemia nos últimos dois anos, todo o país passa por uma diminuição considerável das vacinas aplicadas. E, para evitar que doenças como poliomielite, sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B, dentre outras, acometam as crianças e adolescentes é preciso avançar rapidamente na imunização.
“Os pais e responsáveis, diante do fechamento de várias unidades, devido às restrições impostas pela pandemia, deixaram de vacinar as crianças e adolescentes e, com isso, aumentaram os riscos de doenças previamente controladas ou erradicadas retornarem. Entre essas doenças, nossa preocupação maior é com a Poliomielite, que causa paralisia infantil, e o sarampo, que é uma doença extremamente transmissível e potencialmente grave”, explica o infectologista e subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro.
O médico informou ainda que os Dias D são complementares às campanhas de imunização para o município conseguir rapidamente elevar a porcentagem de crianças e adolescentes vacinados e, com isso, diminuir o risco do retorno dessas doenças. “É importante lembrar que quanto maior é o tempo que uma população fica abaixo da meta vacinal, o risco do retorno de doenças vai se acumulando. Então é uma corrida contra o tempo. Quanto mais rápido conseguirmos aumentar a proporção de crianças e adolescentes imunizados, nós vamos conseguir diminuir as chances de retorno dessas doenças”, completou.
Confira abaixo onde vacinar seu filho de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h:
Centro de Saúde de Guarus (CSG)
Cidade da Criança (crianças de 6 anos, 11 meses e 29 dias)
Hospital São José
UBS Baleeira
UBS Eldorado
UBS Parque Prazeres
UBS Penha
UBS Poço Gordo
UBS Ponta Grossa dos Fidalgos
UBS Saturnino Braga
UBS Sentinela do Imbé
UBS Tocos
UBS Venda Nova
UBSF Aldeia
UBSF Conselheiro Josino
UBSF Custodópolis
UBSF Dores de Macabu
UBSF Felix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Morangaba
UBSF Morro do Coco
UBSF Parque Imperial
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Patronato São José
UBSF Ponta da Lama
UBSF Santa Cruz
UBSF Santa Maria
UBSF Santo Amaro
UBSF Santos Dumont
UBSF São Sebastião
UBSF Vila Nova
UPH de Santo Eduardo
UPH Travessão
UPH Ururaí
Outras Noticias
Equipes do HFM recebem treinamentos sobre novos produtos de desinfecção
Saúde amplia número de postos de vacinação de rotina e gripe no município
Projeto SOS Coração é apresentado na 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”