O Hemocentro Regional de Campos segue intensificando as coletas externas com o auxílio de sua unidade móvel que vai percorrer vários pontos de Campos, assim como outras cidades da região, como São Fidélis e Santo Antônio de Pádua. Mas a primeira ação do mês está agendada para a próxima terça-feira (02), na Praça do Santíssimo Salvador, numa ação conjunta com a Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres.
A assistente social do Hemocentro Regional, Maria Gonçalves, esclarece que as coletas externas têm sido fundamentais para equilibrar o estoque de sangue. “Para agendar basta ligar para os telefones (22) 98175-2599 ou (22) 981264066. Vamos avaliar os detalhes e ajustar a data da visita, objetivando conseguir o maior número de doadores”, comentou.
Para doar – Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao Hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.
A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro que, nas mulheres, é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.
Agenda coleta externa agosto
02/08 – Praça do Santíssimo Salvador (coleta organizada pela Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres)
09/08 – Igreja Ministério Semeando Vida (Parque Santa Rosa)
11/08 – Conceição de Macabu
16/08 – Santa Casa de Misericórdia de Campos
20/08 – Praça Bem Viver (Donana)
23/08 – Bom Jesus do Itabapoana
25/08 – São Fidélis
30/08 – Santo Antonio de Pádua
Outras Noticias
Ferreira Machado avança com mais de 170 cirurgias ortopédicas eletivas em 2025
Aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave faz estado do RJ decretar situação de emergência
Saúde mantém vacinação durante feriado e ponto facultativo