O objetivo do evento é capacitar os servidores, membros da diretoria de institutos de previdência e de conselhos com as atualizações do RPPS
O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos (PreviCampos) está com inscrições abertas (AQUI) para o curso preparatório sobre a Nova Certificação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), voltado para servidores públicos e membros da diretoria da entidade e integrantes dos conselhos fiscal e deliberativo. O curso é gratuito e será realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, Centro. O presidente do PreviCampos, Mário Filho, informa que o curso é fundamental e visa fornecer aos participantes nova certificação RPPS, prevista no Artigo 8B da Lei 9.717/1998.
Segundo o presidente do PreviCampos, Mário Filho, o objetivo do evento é capacitar os servidores, membros da diretoria de institutos de previdência e de conselhos com as atualizações do RPPS. O curso será ministrado pelo especialista no assunto, Milton Moreira, que vai falar sobre Seguridade Social, Regimes Próprios de Previdência Social, Plano de Benefícios e Custeio e Gestão Atuária
“O curso é voltado para servidores públicos estatutários, celetistas e cargos comissionados. Toda diretoria do Instituto, conselheiros integrantes dos conselhos fiscal e deliberativo, além do comitê de investimentos terão que fazer o curso para atuar em entidades previdenciárias, conforme prevê a Lei da Previdência. É o primeiro curso de qualificação após a criação da lei e será fundamental para o servidor público municipal, assim como para o PreviCampos porque todos os integrantes dos conselhos e diretorias têm que ter a certificação”, informa Mário Filho.
O objetivo do curso é fornecer aos servidores do município de Campos e dirigentes do PreviCampos, além de vereadores e sindicalistas, informações sobre legislação previdenciária no âmbito do RPPS, nos âmbitos nacional e local. “Todos nós, que atuamos em institutos de previdência, precisamos estar atualizados com a nova legislação para que possamos prestar um serviço cada vez melhor aos aposentados e pensionistas”, destaca o presidente do Instituto.
No final de junho, o presidente do Instituto também participou de uma palestra ministrada pelo analista financeiro da Asset Caixa-SP, Ciro Miguel, com o tema “Novos investimentos para RPPS no cenário econômico-financeiro atual”. O encontro reuniu municípios como Cardoso Moreira, São João da Barra, Conceição de Macabu e Macaé, na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Campos, e falou sobre o Regime Próprio de Previdência Social. Estes municípios têm a coordenação do gerente da Caixa, em Campos, Jorge Furtado, e do superintendente regional da Caixa, José Antônio Pelodan.
Benefícios – Além dos servidores em atividade estarem recebendo benefícios em atraso, como rescisões e férias de até cinco anos, após levantamento realizado pelo PreviCampos, o órgão convocou beneficiários dependentes de servidores falecidos para o pagamento de direitos referentes aos exercícios de 2017 a 2021. Ao todo, são cerca de 100 beneficiários que receberão, aproximadamente, R$ 300 mil, recursos que também contribuirão para aquecer o comércio local. De acordo com as portarias, os beneficiários deveriam comparecer o último dia 15, das 9h às 17h, na sede do órgão, na Avenida Alberto Torres, número 173, no Centro, levando documentos pessoais e comprovante de conta bancária.
Outras Noticias
Polícia apreende drogas durante ação em Comunidade de Guarus
PM apreende grande quantidade de drogas em operação na comunidade Tira Gosto
Segunda etapa das obras do Programa Bairro Legal inaugurada em dois bairros