“O papel do poder público é dar educação de qualidade, cursos, saúde, promover assistência, mas sobretudo dar condições para que as pessoas possam caminhar com as próprias pernas. O papel do poder público é de libertar as pessoas, e é isso que estamos buscando fazer. O que a gente quer é que nossos jovens saiam qualificados e com seus próprios meios alcançar vagas no mercado de trabalho”. Assim disse o prefeito Wladimir Garotinho, durante solenidade de formatura do Programa Qualifica Jovem e Qualifica Polo, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), nesta segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores.
Os 158 formandos receberam os certificados de conclusão dos Cursos de Gastronomia, Informática Básica e Avançada e Noções de Administração e Recursos Humanos. Essa é a segunda turma que recebe os certificados na gestão do governo Wladimir Garotinho. “Como é bom a gente ver o trabalho sendo realizado de maneira satisfatória. Aqui hoje são 158 jovens se formando, por meio dos cursos da Fundação da Infância e da Juventude (FMIJ). Eu já tinha participado da outra formatura de 139 alunos e a gente vai seguir trabalhando. Temos um compromisso de aumentar o número de vagas e cursos para ofertar a população”, disse o prefeito.
A aluna do Qualifica Jovem Vitória Borges informou que o Curso de Informática mudou a vida dela. “Estou bem feliz por ter feito esse curso, veio no melhor momento, pois o mercado está cada vez mais concorrido e irei buscar cada vez mais me especializar. Agradeço demais a todos da Fundação. O curso me ajudou muito no meu desenvolvimento pessoal”, disse.
O presidente da Fundação, Fabiano de Paula, relatou a importância dos cursos na vida dos jovens. “Quero parabenizar a todos os alunos. A Fundação está cada vez mais empenhada para trazer o melhor para os jovens da nossa cidade. Meu desejo que todos se qualifiquem cada vez mais. Temos que aproveitar as oportunidades e vencer os obstáculos e tornarmos referência para outros”, declarou.
O coordenador do programa Qualifica Jovem, Raphael Carreira, que já foi aluno, declarou a importância dos alunos se dedicarem. “Como já disse da outra vez, hoje posso retribuir tudo que a instituição fez por mim há mais de 20 anos, orientando os alunos, buscando novos cursos e fazendo o máximo para qualificar novos jovens para o mercado de trabalho”, frisou.
A diretora de Programa e Projetos da FMIJ, Carla Brito, emocionada, incentivou aos jovens a alcançarem ainda mais voos e buscar subir os degraus da vida para o que se almeja. “É um dia muito importante, e finalizamos mais um semestre e a FMIJ tem como objetivo formar cidadãos não só na parte pedagógica, mas também na parte social. A FMIJ forma homens e mulheres para o bem. E cada vez mais, vamos fazer com que todos que entrem por essa instituição sejam pessoas ainda mais qualificadas”, ressaltou.
Outras Noticias
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar