“O papel do poder público é dar educação de qualidade, cursos, saúde, promover assistência, mas sobretudo dar condições para que as pessoas possam caminhar com as próprias pernas. O papel do poder público é de libertar as pessoas, e é isso que estamos buscando fazer. O que a gente quer é que nossos jovens saiam qualificados e com seus próprios meios alcançar vagas no mercado de trabalho”. Assim disse o prefeito Wladimir Garotinho, durante solenidade de formatura do Programa Qualifica Jovem e Qualifica Polo, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), nesta segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores.
Os 158 formandos receberam os certificados de conclusão dos Cursos de Gastronomia, Informática Básica e Avançada e Noções de Administração e Recursos Humanos. Essa é a segunda turma que recebe os certificados na gestão do governo Wladimir Garotinho. “Como é bom a gente ver o trabalho sendo realizado de maneira satisfatória. Aqui hoje são 158 jovens se formando, por meio dos cursos da Fundação da Infância e da Juventude (FMIJ). Eu já tinha participado da outra formatura de 139 alunos e a gente vai seguir trabalhando. Temos um compromisso de aumentar o número de vagas e cursos para ofertar a população”, disse o prefeito.
A aluna do Qualifica Jovem Vitória Borges informou que o Curso de Informática mudou a vida dela. “Estou bem feliz por ter feito esse curso, veio no melhor momento, pois o mercado está cada vez mais concorrido e irei buscar cada vez mais me especializar. Agradeço demais a todos da Fundação. O curso me ajudou muito no meu desenvolvimento pessoal”, disse.
O presidente da Fundação, Fabiano de Paula, relatou a importância dos cursos na vida dos jovens. “Quero parabenizar a todos os alunos. A Fundação está cada vez mais empenhada para trazer o melhor para os jovens da nossa cidade. Meu desejo que todos se qualifiquem cada vez mais. Temos que aproveitar as oportunidades e vencer os obstáculos e tornarmos referência para outros”, declarou.
O coordenador do programa Qualifica Jovem, Raphael Carreira, que já foi aluno, declarou a importância dos alunos se dedicarem. “Como já disse da outra vez, hoje posso retribuir tudo que a instituição fez por mim há mais de 20 anos, orientando os alunos, buscando novos cursos e fazendo o máximo para qualificar novos jovens para o mercado de trabalho”, frisou.
A diretora de Programa e Projetos da FMIJ, Carla Brito, emocionada, incentivou aos jovens a alcançarem ainda mais voos e buscar subir os degraus da vida para o que se almeja. “É um dia muito importante, e finalizamos mais um semestre e a FMIJ tem como objetivo formar cidadãos não só na parte pedagógica, mas também na parte social. A FMIJ forma homens e mulheres para o bem. E cada vez mais, vamos fazer com que todos que entrem por essa instituição sejam pessoas ainda mais qualificadas”, ressaltou.
Outras Noticias
Saldo de abril do Cartão Goitacá foi depositado nesta terça-feira
CadÚnico: Mutirão começa nesta quarta-feira na Fundação Municipal de Esportes
Esporte Vida oferece aulas gratuitas de futebol no Parque Nova Brasília