Novembro 22, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Beneficiários de programas sociais em São Francisco de Itabapoana precisam atualizar Cadastro Único para evitar bloqueio dos pagamentos

Beneficiários de programas sociais em São Francisco de Itabapoana, que não atualizaram o Cadastro Único, precisam realizar a revisão cadastral até o dia 15 de julho para evitar o bloqueio dos benefícios a partir do dia 3 de agosto, além da exclusão do cadastro.

Quem estiver nesta situação deverá entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que atende sua localidade para agendamento.

Inicialmente, em março deste ano, o Governo Federal encaminhou uma listagem com 905 famílias do município que precisavam fazer a revisão cadastral, cujo prazo máximo é de dois anos para recadastramento.

Na época, além de publicar matéria no site oficial da Prefeitura de SFI, sendo amplamente repercutida na Imprensa, a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), disponibilizou a listagem para melhor identificação desses usuários, porém, apenas 163 regularizaram o cadastro.

A coordenadora do Auxílio Brasil e Cadastro Único em SFI, Ludimila Manhães, explicou quais programas entram nesse critério

“Do total de cadastros desatualizados, nem todos são beneficiários de programas sociais. Porém, aqueles que são e não atualizarem até o próximo dia 15 de julho terão os benefícios bloqueados no mês de agosto, sendo eles o Programa Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido por muitos como LOAS, lei que regulariza o benefício” esclarece.

Para realizar a atualização é necessário entrar em contato com o Cras de acordo com a abrangência territorial para agendamento.

“É possível atualizar por aplicativo, mas somente quando nenhuma informação mudou desde a última atualização. Sendo assim, as atualizações via aplicativo são passíveis de averiguação, visto que irregularidades têm sido identificadas”, explicou a coordenadora.

Os beneficiários podem obter mais esclarecimentos mantendo contato com a Coordenação do Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil através do telefone (22) 99798-7201 ou ainda ligando para a SMTDH por intermédio do número 2789-1166.