O município de Campos foi representado nesta terça-feira (05) pelos secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, e de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, na assinatura do convênio entre a GNA – Gás Natural Açu e o Sebrae RJ para lançamento do programa Capacita Fornecedores, que visa estimular o empreendedorismo da região Norte Fluminense. Conheça melhor o programa (AQUI). Após a assinatura do contrato, os participantes visitaram a UTE GNA I, primeira usina a gás natural da GNA, que entrou em operação comercial em setembro do ano passado.
O objetivo do programa é capacitar e melhorar o desempenho de micro e pequenas empresas da cadeia de valor da GNA, a partir da adoção de práticas eficazes de gestão visando à melhoria de sua competitividade e sustentabilidade econômica e financeira. As prefeituras de Campos e São João da Barra estão apoiando a captação dos fornecedores.
A GNA é uma joint venture entre a Prumo Logística, bp, Siemens e SPIC Brasil, dedicada ao desenvolvimento, implantação e operação de projetos estruturantes e sustentáveis de energia e gás. Segundo Knust, o projeto de capacitação dos fornecedores é de fundamental importância para Campos, São João da Barra e toda região. “Estamos muito otimistas com o projeto porque, ao capacitar novos fornecedores, a parceria vai garantir maiores oportunidades a quem, atualmente, não consegue chegar às grandes empresas”, disse Knust.
– Com a capacitação, haverá incremento de produtividade, possibilitando melhores resultados e geração de negócios. Isso tende a ampliar o faturamento, os investimentos e, como consequência, a contratação de mais funcionários. O pequeno negócio com gestão qualificada e com planejamento conseguirá se conectar cada vez mais a grandes empresas – disse o coordenador regional do Sebrae RJ, Guilherme Reche.
Participaram da cerimônia de assinatura o diretor Ajunto de Operação e Manutenção, Julio Marcante; o Gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae, Renato Regazzi; o Gerente de Suprimentos da GNA, Eduardo Lunau; a gerente de Responsabilidade Social da GNA, Ana Weisz; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de São João da Barra, Marcelino Souza, além de representantes do setor produtivo, como o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL/Campos), Edvar Junior; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Abreu; o conselheiro da Firjan Norte Fluminense, Lucas Vieira, dentre outras autoridades e representantes da empresa, Sebrae e prefeituras envolvidas.
– A GNA é de vital importância para o crescimento econômico do país, visto que as hidrelétricas não possuem condições de, sozinhas, darem suporte ao país. Não se faz crescimento econômico sem energia. A capacidade instalada das duas usinas dá início a uma independência energética do país, impulsionando o desenvolvimento econômico – disse o secretário de Petróleo, Energia e Inovação de Campos, Marcelo Neves, ressaltando a perspectiva de geração de empregos também com a construção da GNA2.e da importância do convênio neste processo.
No total, 70 pequenos negócios serão selecionados para participar do programa. Desses, 15 terão acompanhamento mais individualizado. O programa terá duração de 18 meses, intercalando encontros presenciais e on-line. GNA e Sebrae Rio subsidiam 90% da capacitação. As empresas participantes terão um investimento de R$ 1.691 (que podem ser parcelados em até 12 vezes de R$ 140,92). Os setores prioritários para participar do Capacita Fornecedores são alimentação, construção civil, confecção, hotelaria, tecnologia, serviços administrativos, ambientais e consultorias.
Convite para fornecedores locais – No próximo dia 12 de julho, às 17h, será a realizado um evento on-line aberto para apresentar aos pequenos empreendedores da região as vantagens e benefícios de participar do Programa, bem como metodologia e os critérios de seleção. Os interessados em participar do evento on-line já podem se inscrever (AQUI). Saiba mais sobre o programa (AQUI).
“Em todas as nossas atividades, assumimos o compromisso com o respeito às pessoas, ao meio ambiente e o apoio ao desenvolvimento local. Este programa em parceria com o Sebrae está em consonância com essa diretriz, buscando o desenvolvimento de empresas locais que fazem parte da cadeia de valor da GNA”, afirma Julio Marcante, diretor-adjunto de Operação e Manutenção da GNA.
Outras Noticias
Polícia apreende drogas durante ação em Comunidade de Guarus
PM apreende grande quantidade de drogas em operação na comunidade Tira Gosto
Segunda etapa das obras do Programa Bairro Legal inaugurada em dois bairros