Assim como nos últimos 10 anos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) 2023 enviada à Câmara Municipal, em maio deste ano, pelo prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, também garante possibilidade de pelo menos 20% de remanejamento. Só que a bancada de oposição trabalha para tentar impor ao prefeito um percentual de remanejamento de apenas 5%, índice que inviabilizaria o planejamento de investimentos previstos pelo Governo Municipal para o próximo ano.
De acordo com o Governo Municipal, a manutenção do índice de remanejamento no orçamento de pelo menos 20%, é uma garantia para o prefeito poder atender as necessidades básicas da população de Campos. Porém uma redução de 15% na possibilidade de remanejamento no orçamento, vai significar pesados prejuízos a população, pois praticamente paralisará a administração pública.
Os 13 vereadores de oposição já chegaram a trabalhar no sentido de zerar o índice. A estratégia da bancada de oposição deixa claro a tentativa de comandar a administração municipal, semelhante ao que ocorre no regime parlamentarista.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é um instrumento de orientação a curto prazo para a elaboração do orçamento e sua execução anual, aprovado antes da elaboração da Lei Orçamentária de cada exercício.
“Pessoalmente acho que as peças orçamentárias são uma ficção. Mas o limite de 5% me parece muito baixo, pois pode engessar um orçamento que à Câmara discute muito mal. Todas elas. Como sempre acontece. Mas, por outro lado, um limite muito alto deixa o prefeito muito livre. O ideal seria que o orçamento fosse amplamente discutido para torna-lo mais próximo das necessidades da população. O tal do orçamento participativo que todo mundo esqueceu“, disse Pedlowski, que é Professor Associado da UENF, Bacharel e Mestre em Geografia pela UFRJ e PhD em “Environmental Design and Planning” pela Virginia Tech e Pesquisador Colaborador Externo do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Universidade de Lisboa.
Fonte: Tribuna NF
Outras Noticias
Polícia apreende drogas durante ação em Comunidade de Guarus
PM apreende grande quantidade de drogas em operação na comunidade Tira Gosto
Segunda etapa das obras do Programa Bairro Legal inaugurada em dois bairros