Abril 28, 2025

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Publicidade

UBS Pet realiza quase 5 mil atendimentos nos primeiros quatro meses do ano

Pioneira na região, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Pet, que atende de forma gratuita animais de pequeno porte, já realizou 4.898 atendimentos em 2025 até o dia 24 de abril. Com uma média diária entre 60 e 70 atendimentos, a unidade oferece à população um atendimento veterinário acessível e de qualidade para seus cães e gatos.

A estrutura da UBS Pet conta com quatro consultórios, sala de triagem, coleta, recepção e áreas técnicas como atendimento infectocontagioso, expurgo e DML (Depósito de Material de Limpeza), além de setores administrativos. “Montamos a UBS Pet com uma estrutura completa, pensando na qualidade do atendimento e na segurança tanto dos animais quanto dos profissionais. Temos consultórios bem equipados, sala específica para casos infectocontagiosos, além de setores técnicos e administrativos que garantem o funcionamento diário da unidade”, detalhou Marcelo Maeda, coordenador e responsável técnico da UBS Pet.

Os serviços oferecidos incluem atendimentos clínicos, vacinação antirrábica, curativos, aplicação de medicações e exames como radiografia. Segundo Maeda, o impacto da UBS Pet vai além dos atendimentos. “Ao oferecer atendimento gratuito e orientações sobre cuidados básicos, conseguimos atingir uma parcela da população que muitas vezes não teria acesso a esses serviços. É uma forma eficaz de atuar antes que problemas mais graves aconteçam”, explicou.

Ainda de acordo com o coordenador, a unidade também representa uma importante integração com outras áreas da saúde pública. “A unidade funciona como um ponto de apoio importante dentro da rede de saúde pública, principalmente por ajudar a controlar doenças que podem ser transmitidas entre animais e pessoas.

Além disso, cria uma ponte entre a população e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ajudando a garantir mais segurança para todos”, destacou Maeda.

O impacto do serviço é percebido também por quem já utilizou a unidade, como a moradora do Parque Imperial Carla Gomes, tutora da cachorrinha Maggie. “Levei a Maggie para consulta e raio-X. Ela estava tossindo muito, parecia estar engasgando. O diagnóstico foi bronquite e gordura no fígado. O atendimento foi excelente, não sabia que existia um local assim para nossos pets, totalmente gratuito. Atendimento de primeira linha, com médicos muito atenciosos e competentes”, relatou.