Abril 28, 2025

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Publicidade

Agendamento para Mutirão de Atualização do CadÚnico de Goitacazes nesta segunda

Será aberto nesta segunda-feira (28), a partir das 14h, o agendamento presencial para o Mutirão de Atualização do Cadastro Único de Goitacazes, que será realizado na terça (29) e quarta-feira (30), no Recreativo Goitacá. Serão distribuídas um total de 1.200 pulseiras para os dois dias de mutirão, apenas para famílias que são referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Goitacazes. Confira a lista no final desta matéria. 

A retirada da credencial deve ser feita pelo titular do Cadastro Único da família, que deverá apresentar documento com foto e CPF para retirar a credencial do atendimento. No momento da entrega das pulseiras, as pessoas deverão informar qual localidade mora para que o atendimento seja realizado corretamente. O atendimento de atualização do Cadastro Único está sendo direcionado às famílias que estão nas seguintes situações: CadÚnico desatualizado há mais de dois anos; BPC bloqueado/cancelado por falta de atualização do CadÚnico; Bolsa Família bloqueado/cancelado também por falta de atualização da base de dados.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, explica que o agendamento pensado pela pasta e pela Gestão do Cadastro Único foi adotado para humanizar o atendimento aos usuários, evitando longas filas e tempo excessivo de espera. 

“Estamos iniciando o processo de mais um Mutirão de Atualização do Cadastro Único, ação que vem acontecendo em nosso município com muito sucesso e resolução da situação das famílias. Desta vez, na ação de Goitacazes, vamos agendar o atendimento dos dias de mutirão, na terça e quarta, para que as famílias tenham mais conforto e sejam atendidas com mais agilidade, que são pontos que a gente já vem adotando. Além de abrir o agendamento nesta segunda-feira, a SMDHS também alerta para que só procure o atendimento e busque as credenciais se a família for referenciada no CRAS de Goitacazes, porque é uma ação territorializada. Já passamos pelo Centro, Parque Guarus, agora chegamos nessa região da Baixada Campista, mas outros distritos e localidades serão atendidos”, explicou o secretário. 

Essa será a terceira ação de abril voltada para a atualização do Cadastro Único. No início do mês, nos dias 2, 3 e 4, o primeiro mutirão foi realizado na região central da cidade, no ginásio poliesportivo da Fundação Municipal de Esportes, quando cerca de 2.400 pessoas foram atendidas. Já nos dias 15 e 16 de abril, no Parque Guarus, 1.200 usuários foram atendidos. 

O CRAS de Goitacazes faz referenciamento da população de diferentes bairros, localidades e distritos da região da Baixada Campista, como Baltazar; Barra do Jacaré; Beira do Faz; Beira do Tai; Bugalho; Caboio; Campo Limpo; Canal das Flexas; Canto do Engenho; Canto do Rio Tócos; Carioca de Tócos; Caxias de Tócos; Coqueiro de Tócos; Correnteza; Cupim de Poço Gordo; Donana; Espinho; Gaivotas; Goiaba; Goitacazes; Jardim Paraíso de Tocos; Jardim Primavera; Linha do Limão; Marcelo; Mineiros; Montenegro; Mutema; Nova Goitacazes; Parque São Silvano; Parque Real; Parque Saraiva; Parque Transmissor; Paus Amarelos; Poço Gordo; Ponta Grossa; Ponto de Coqueiros; Ponto do Carmo; Sabão; Saturnino Braga; São Sebastião; Tocaia; Tocos; Vila do Mato; Vila Real; Vila Romana