Abril 12, 2025

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Publicidade

Estoques críticos e baixa procura preocupam Hemocentro Regional de Campos

Corredores vazios, funcionários aguardando e um estoque de sangue em situação crítica. Esse é o atual cenário do Hemocentro Regional de Campos (HRC), que vem enfrentando uma preocupante baixa no número de doações. Apesar das constantes campanhas de conscientização e da atuação semanal da unidade móvel em busca de doadores, os números seguem bem abaixo do necessário.

Até as 11h desta quarta-feira (08), o HRC havia registrado apenas cinco doações. Na terça-feira, foram 21, e na segunda-feira, 11 doações. No fim de semana anterior, o total foi de 33 doações, 18 no sábado e 15 no domingo. A média atual é inferior a 20 doações diárias, quando o ideal seria, pelo menos, 70 por dia para suprir a demanda de 25 unidades hospitalares da região.

Entre essas unidades, está o Hospital Ferreira Machado (HFM), referência no atendimento de urgência e emergência, especialmente em casos de alta complexidade, como os acidentes de trânsito. Somente no primeiro trimestre deste ano, o HFM registrou 1.124 atendimentos relacionados a acidentes: 143 automobilísticos, 247 ciclísticos, 658 motociclísticos e 76 atropelamentos, situações que, com frequência, exigem transfusões imediatas.

Diante da situação crítica, a assistente social do Hemocentro, Rosângela Soares, faz um apelo à população. “Estamos passando por um momento muito delicado. O número de doações caiu bastante e os estoques estão em níveis muito baixos. Por isso, pedimos à população que se mobilize. Todos os tipos sanguíneos são necessários. Um gesto simples pode salvar vidas”, destacou.

Quem pode doar sangue

O funcionamento ocorre diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A unidade está localizada na Rua Rocha Leão, nº 2, no bairro do Caju, com entrada pelo estacionamento.

Para se tornar um doador é preciso apresentar documento de identidade com foto, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos com autorização do responsável legal), não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação

Além do atendimento fixo, o HRC também conta com uma unidade móvel para ampliar a captação de doadores. Durante o mês de abril, o ônibus percorrerá diferentes pontos da região para facilitar o acesso à doação. A população também pode solicitar a visita da unidade móvel pelos telefones (22) 98173-0463 ou (22) 98175-2599, das 8h às 17h, ou pelo e-mail: socialhemo2021@gmail.com. Confira a agenda do mês:

10/04 – 2ª Igreja Batista de Campos

15/04 – São João da Barra (ao lado da Prefeitura)

24/04 – Cambuci

29/04 – IFF Guarus (Campos)