Atento ao alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) de previsão inicial de fortes chuvas na Região Sudeste, incluindo para o município de Campos, o prefeito Wladimir Garotinho esteve no Centro de Monitoramento de Desastre (CEMOD) da Secretaria Municipal de Defesa Civil , nesta sexta-feira (4), para acompanhar as atualizações dos índices pluviométricos. Na última atualização, a previsão é de 60mm a 90mm de chuvas distribuídos desta sexta até domingo (6). Anteriormente, a previsão era de 120mm.
“Estou na Defesa Civil. Vim acompanhar de perto a previsão das chuvas, no Centro de Monitoramento, e o que se apresenta hoje é bem melhor que a previsão anterior para Campos. Houve uma redução significativa de acumulado de chuva, mas vamos continuar acompanhando e informando a população de todas as atualizações. Felizmente, para Campos, a condição é muito melhor, diferente de alguns municípios que ainda apresentam um quadro difícil”, disse o prefeito.
Durante o início da tarde desta sexta-feira, houve registro de chuva moderada na região central de Campos, com um volume de cerca de 10 mm em uma hora. Já na região de Dores de Macabu, houve incidência de chuva forte, com registro de cerca de 47 mm. “Devido à grande extensão do município, é possível que possa haver chuvas mais intensas localizadas, como a que ocorreu em Dores nesta tarde”, disse o coordenador do CEMOD, Leandro Freitas.
Em relação à previsão para os próximos dias, o CEMOD segue com o aviso de possibilidade de chuvas moderadas a possivelmente fortes até o domingo (6), porém os modelos meteorológicos apontam menor intensidade do que era previsto anteriormente. O Centro de Monitoramento de Desastres segue acompanhando o cenário e a Secretaria de Defesa Civil em prontidão para qualquer alteração do quadro.
ALERTA VIA SMS – A população pode receber alertas da Defesa Civil via SMS. Para isso basta se cadastrar enviando uma mensagem de texto para o número 40199, informando o CEP sem o hífen. Para os que estiverem em área de risco, caso haja alguma intercorrência, deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199.
IMBÉ – O subsecretário de Defesa Civil, Edison Pessanha, informou que a previsão inicial de acumulado de até 170mm na Região do Imbé também diminuiu. A Defesa Civil está em contato com os moradores da localidade. “Na tarde desta sexta, deu pancada de chuva no Imbé de cerca de 20mm, sem grandes proporções. Verificamos que, nesta sexta, a chuva foi se concentrando muito para o sul do Espírito Santo. Choveu em Santo Eduardo, mas não foi uma chuva tão intensa. Vamos aguardar as novas medições, mas estamos atentos e estaremos orientando a população”.
As Secretarias operacionais do município continuam em alerta e atuando de forma a minimizar o impacto das chuvas. A Secretaria de Serviços Públicos está realizando, como forma de prevenção, a limpeza de bueiros nas áreas que costumam alagar.
“Por mais que possamos ter passado nessas áreas recentemente, desde ontem estamos emergencialmente realizando vistoria das bocas de lobo, dos bueiros para, caso venham chuvas fortes, não tenha lixo dificultando o escoamento da água. Sei que é repetitivo, mas precisamos pedir mais uma vez para não jogarem o lixo na rua. A tendência, com as chuvas, é o lixo ir para os bueiros, entupindo a rede pluvial, dificultando o escoamento e aumentando o acúmulo de água nesses locais. Então, a gente pede a conscientização das pessoas para não jogar lixo na rua”, diz a secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz.
Outras Noticias
Primeiro Mutirão de Atualização do CadÚnico de abril com 2.400 pessoas atendidas
Campanha Abril Azul: rede municipal atende cerca de 1.100 alunos com TEA
Qualificação e Emprego oferece 20 vagas para Agente de Saneamento