A Prefeitura está em alerta em função da previsão de chuvas para este fim de semana. O prefeito Wladimir Garotinho alertou sobre uma frente fria com possibilidade de chuvas intensas que está prevista para chegar ao município nesta sexta-feira (4). Para amenizar transtornos, como alagamentos, a Prefeitura realizou diversas ações preventivas, como limpeza de canais que auxiliam na drenagem das águas pluviais, limpeza de bueiros e outros tipos de reparos em vias públicas. A Defesa Civil Municipal também segue de prontidão.
“A Defesa Civil Estadual e também a Municipal estão emitindo alerta de tempo severo, de alto risco para o final de semana, principalmente no sábado. Muita chuva. Está vindo muita água para todo o estado do Rio, mas também para nossa região e para nossa cidade de Campos. Então, vocês fiquem em alerta e comuniquem aos amigos, aos parentes. Se puderem, fiquem em casa com a família. Evitem deslocamentos, porque certamente teremos pontos de alagamento e outros problemas possíveis, mas a equipe da Prefeitura vai estar de prontidão 24 horas para atender as emergências”, alertou o prefeito.
Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Civil, a frente fria deve permanecer até domingo (6). “O Centro de Monitoramento de Desastre da Secretaria Municipal de Defesa Civil vem acompanhando de forma intensa o decorrer da frente fria que vai estar atingido o nosso município. A gente tem um cenário em que esse fenômeno deve estar atingindo nossa cidade a partir da tarde dessa sexta-feira até o domingo, ou seja, no final de semana é esperado um volume de cerca de 100 a 120 mm por dia, que é um volume de chuva muito intenso”, informou o coordenador do Cemod, Leandro Freitas.
O subsecretário de Defesa Civil, Édison Pessanha, informou que as equipes estão em alerta. “A Defesa Civil está com toda a equipe mobilizada para dar atendimento à população naquilo que se fizer necessário. Existe uma previsão de um volume bastante considerado para esse final de semana, então a população deve ficar atenta a todos os alertas emitidos pela Defesa Civil. Existe uma preocupação com a Região do Imbé, para onde há uma previsão de 170mm de chuva entre sexta e sábado. Nós já contatamos os moradores de lá, porque, como o nível da Lagoa de Cima está baixo, não há risco de alagamentos, mas podem ocorrer deslizamentos de terra e as estradas ficarem obstruídas. A orientação, como o prefeito alertou, é tentar evitar deslocamentos. Se não houver jeito, antes de mais nada, a pessoa de buscar informações sobre a situação do local para onde precisar se deslocar”, explicou o subsecretário.
A população pode receber alertas da Defesa Civil via SMS. Para isso, basta se cadastrar enviando uma mensagem de texto para o número 40199 informando o CEP sem o hífen.
Por parte da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, foi realizada a limpeza de canais. “Este ano, a gente focou na limpeza de três canais fundamentais para a drenagem em áreas de risco e que já tiveram problema no passado. Nós limpamos lá em Santo Eduardo todo o trecho do canal. Nós também estamos limpando o canal Tócos e o canal do Parque Aurora. O canal Tócos é fundamental para a drenagem de águas da área central da cidade. A gente sabe que pode ocorrer aí uma precipitação de até 200 milímetros no final de semana e a gente tem uma segurança de que a limpeza desses canais vai ajudar muito. Certamente vão ter áreas que vão estar inundadas em algum ponto, porque o nível de chuva é muito alto em qualquer cidade do mundo, então aconteceria alagamentos em função disso, como aconteceu a semana passada em São Paulo. Obviamente que a gente acredita muito que nós não teremos aquela dimensão aqui em Campos”, disse o secretário municipal da pasta, Almy Junior.
Almy acrescentou que outros canais menores também foram limpos. “A gente limpou canais menores como aqui na Chatuba, como no Novo Jóquei que está sendo limpo. Tem um trabalho do Limpa Rio, que limpou o canal do Saco, no Julião Nogueira. Com o canal do Saco limpo, o canal de Tócos limpo, canal de Santo Eduardo limpo e as limpezas que nós fizemos ano passado em várias áreas rurais, como lá na região de São Martinho, um canal chamado Genepapo, a gente vai ter uma segurança melhor para isso”, comentou.
Já a Secretaria de Obras e Infraestrutura realizou a limpeza nos sete cisternões das áreas críticas. Reparos e substituições de bombas submersas e nos quadros de força também foram feitos. Além disso, equipes do Programa Patrulha da Chuva realizam serviços de limpeza do sistema de drenagem, como a limpeza dos ralos, desobstrução de galerias, reposição de grelhas que impede a entrada de sujeiras, entre outros procedimentos.
O secretário Fabrício Ribeiro ressalta que recentemente o Canal Coqueiros em todo perímetro urbano recebeu obra de dragagem de manutenção, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). “A limpeza do Coqueiros é de suma importância para o sistema de drenagem porque ele percorre vários bairros da cidade numa grande extensão e recebe as águas das chuvas coletadas por centenas de galerias. O canal livre de vegetação proporciona aumento da vazão e maior velocidade das águas das intensas chuvas que caem na cidade”, informou.
Fabrício pondera que o fato de Campos ser uma planície representa um fator complicador por ocasião das chuvas torrenciais. “Há de se levar em conta que nenhuma cidade, nem mesmo as planejadas e do primeiro mundo, a exemplo de Cingapura, tem capacidade de drenagem plena das águas das chuvas torrenciais em pouco tempo. Campos é uma extensa planície e por isso o declive (inclinação das galerias) não pode ser tecnicamente mais inclinado e no caso dos grandes volumes de chuvas, a drenagem nas ruas ocorre de forma mais lenta. Mas estamos com um plano de trabalho em conjunto com a Secretaria da Defesa Civil e com a Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca para atuar nas ações pontuais e emergenciais a favor da população”, disse.
Outra pasta que está em alerta para quaisquer eventualidades é a de Serviços Públicos, que deixará equipes de plantão durante o final de semana para auxiliar no que for preciso.
Outras Noticias
Atletas de Jiu-jitsu do Esporte é Vida em disputa neste fim de semana, no Rio
CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
Cursos gratuitos da Igualdade Racial com cerca de 500 inscritos