O Centro Municipal de Imunização e Testes Neonatal, situado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, funcionará normalmente nesta sexta-feira (28), mesmo sendo ponto facultativo nas repartições públicas, em virtude do aniversário de 190 anos de Campos. O atendimento será das 8h às 17h, assim como no sábado (29) e domingo (30).
No espaço, estão disponíveis para a população acima de 2 meses de vidas todo as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), como, por exemplo, as que protegem contra o sarampo, poliomielite, meningite, rotavírus, pneumonias e HPV (Papiloma Vírus Humanos), dentre outras.
“Ter o calendário vacinal em dia é importantíssimo para evitar que doenças previamente erradicadas, como o próprio sarampo, voltem a circular na cidade. Algumas vacinas, além das doses de rotina do esquema primário, têm as doses de reforço e, por isso, estamos sempre alertando os pais e responsáveis para ficarem atentos aos chamados da secretaria”, reforça o assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro.
CALENDÁRIO DE ROTINA – As vacinas são aplicadas de acordo com a faixa etária. No Centro de Imunização a população pode fazer a Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, DTP, HPV quadrivalente, Tríplice Viral, Vacina Difteria e Tétano (dT) e meningocócica ACWY, além da dTpa – acelular.
Também faz parte do calendário de rotina a vacina contra a covid-19. Ela está disponível para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de ter iniciado ou não a proteção contra a doença com vacinas anteriores; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas.
GRUPOS PRIORITÁRIOS COVID-19 – A vacina covid-19 também deve ser feita por pessoas imunossuprimidas acima de 5 anos; pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, trabalhadores da saúde; pessoas que vivem ou trabalham em Instituições de Longa Permanência (ILP); indígenas; ribeirinhos; quilombolas; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e população em situação de rua.
DOCUMENTAÇÃO – Para receber as vacinas é necessário apresentar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes.
Outras Noticias
Polícia apreende drogas durante ação em Comunidade de Guarus
PM apreende grande quantidade de drogas em operação na comunidade Tira Gosto
Segunda etapa das obras do Programa Bairro Legal inaugurada em dois bairros