Março 31, 2025

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Centro de Imunização com funcionamento normal no ponto facultativo e fim de semana

O Centro Municipal de Imunização e Testes Neonatal, situado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, funcionará normalmente nesta sexta-feira (28), mesmo sendo ponto facultativo nas repartições públicas, em virtude do aniversário de 190 anos de Campos. O atendimento será das 8h às 17h, assim como no sábado (29) e domingo (30).

No espaço, estão disponíveis para a população acima de 2 meses de vidas todo as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), como, por exemplo, as que protegem contra o sarampo, poliomielite, meningite, rotavírus, pneumonias e HPV (Papiloma Vírus Humanos), dentre outras.

“Ter o calendário vacinal em dia é importantíssimo para evitar que doenças previamente erradicadas, como o próprio sarampo, voltem a circular na cidade. Algumas vacinas, além das doses de rotina do esquema primário, têm as doses de reforço e, por isso, estamos sempre alertando os pais e responsáveis para ficarem atentos aos chamados da secretaria”, reforça o assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro.

CALENDÁRIO DE ROTINA – As vacinas são aplicadas de acordo com a faixa etária. No Centro de Imunização a população pode fazer a Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, DTP, HPV quadrivalente, Tríplice Viral, Vacina Difteria e Tétano (dT) e meningocócica ACWY, além da dTpa – acelular.

Também faz parte do calendário de rotina a vacina contra a covid-19. Ela está disponível para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de ter iniciado ou não a proteção contra a doença com vacinas anteriores; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas.

GRUPOS PRIORITÁRIOS COVID-19 – A vacina covid-19 também deve ser feita por pessoas imunossuprimidas acima de 5 anos; pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, trabalhadores da saúde; pessoas que vivem ou trabalham em Instituições de Longa Permanência (ILP); indígenas; ribeirinhos; quilombolas; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e população em situação de rua.

DOCUMENTAÇÃO – Para receber as vacinas é necessário apresentar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes.