A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue oferecendo atendimento à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV nas Unidades Pré-Hospitalares (UPH), Hospital Geral de Guarus (HGG) e Hospital São José (HSJ). O serviço, que antes era ofertado apenas no Hospital Ferreira Machado (HFM) e no Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), através do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, foi descentralizado em fevereiro de 2023 para melhor atender a população.
O método reduz o risco de adquirir o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a partir do uso de medicamentos antirretrovirais que impedem que o vírus se estabeleça e se espalhe pelo corpo. O atendimento é voltado para quando houver exposição com material biológico com risco de transmissão do HIV; com pessoa exposta não reagente para HIV e pessoa fonte reagente para HIV ou fonte desconhecida, dentro de 72 horas de exposição.
“A PEP é indicada para pessoas imediatamente após uma relação sexual desprotegida, ou seja, sem uso de camisinha, ou no caso de rompimento, ou ainda quando houver o escape da camisinha e exposição ao esperma. A indicação também se dá nos casos de violência sexual e acidente biológico”, informou a assistente social do CDIP, Constância Prestes.
Já o atendimento para violência sexual, independentemente de gênero e idade, deve ser feito exclusivamente no Hospital Ferreira Machado (HFM). Para o público geral, o atendimento é feito nas unidades já mencionadas, no CDIP, que funciona na Rua Conselheiro Otaviano, 241, no Centro, das 7h às 19h, e nas UPHs de Travessão, Ururaí, Farol de São Tomé e Santo Eduardo. Lembrando que o serviço na UPH da Saldanha Marinho está temporariamente suspenso devido à obra de ampliação e reforma da unidade.
Já o atendimento voltado para a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) acontece exclusivamente no CDIP. Nesse caso, a indicação é para as pessoas que vivem em contexto de risco e estão nos considerados grupos-chaves, entre elas, trabalhadores do sexo, travestis e transexuais, além de parceiros soro divergentes (quando um é portador do vírus HIV e o outro não).
Outras Noticias
Ação social “Amigos do Flavinho” distribuiu 3.192 chocolates para as crianças em bairros carentes de Guarus nessa páscoa
Wladimir alerta para impactos econômicos após acidente em plataforma na Bacia de Campos
Homem é morto a facadas na Baixada Campista; vítima ainda não foi identificada