Fevereiro 27, 2025

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Campanha “Não é não! Respeite a Decisão” nesta quinta em Farol

“Não é não! Respeite a decisão”. Esta é a mensagem que equipes da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista e da Casa da Mulher Benta Pereira (CMBP) estarão divulgando nesta quinta-feira (27) em Farol de São Tomé durante uma ação de conscientização e combate ao assédio, importunação sexual e outros tipos de violência contra a mulher, principalmente, neste período de Carnaval, quando a incidência destes casos aumenta.  As equipes sairão de Campos às 8h no Ônibus Lilás, transporte público exclusivo para as mulheres.

A ação no Farol será entre 10h e 15h e, neste período, serão realizadas abordagens diretas, distribuição de materiais informativos e instalação de cartazes em pontos estratégicos, visando a prevenção à violência contra as mulheres. Durante o Carnaval, infelizmente, a incidência de assédio e violência doméstica costuma aumentar, por isso, a necessidade de reforçar a campanha, lançada no último sábado (22) pelo governador Cláudio Castro e Secretaria Estadual da Mulher. 

Segundo a subsecretária Josiane Viana, o objetivo da ação é garantir que a mensagem de que assédio não tem lugar no Carnaval nem em lugar nenhum. “Estamos divididas em grupos para circular pelos pontos de maior concentração, oferecendo material educativo e esclarecendo dúvidas. Também faremos a colagem de cartazes em pontos estratégicos ao redor do Farol de São Tomé e nas principais vias de acesso”.

Josiane destaca que a ação também visa reforçar que, “em qualquer situação, a rede de apoio está pronta para atender e proteger. Essa iniciativa visa tornar o Carnaval um espaço de alegria e respeito, onde todos possam celebrar sem medo”, reforça a subsecretária, lembrando que muitos casos de assédio e importunação são registrados durante o Carnaval e que esta realidade precisa mudar.

Dossiê Mulher – Segundo o Dossiê Mulher, do Instituto de Segurança Pública do Governo do Estado (ISP), 2.227 mulheres foram vítimas de importunação sexual no estado em 2023. O aumento dos registros foi de 36% em relação a 2022.

Rede de apoio – Além da Subsecretaria,  do Ceam Mercedes Baptista, na Rua dos Goytacazes, nº 257, no Centro, e da Casa da Mulher Benta Pereira, que acolhe mulheres em situação de risco pelo agressor, Campos conta também com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); os núcleos do Centro de Referência Especializado em Serviço Social (Creas); a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar; a recém-inaugurada Sala Lilás no 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM); Promotoria de Justiça e Defensoria Pública e a Sala Lilás no Posto Regional de Polícia Técnica e Científica (PRPTC), onde funciona o Instituto Médico Legal (IML) do município.