O Mutirão de atualização do Cadastro Único para beneficiários do Cartão Goitacá segue até quinta-feira (27). A medida está sendo adotada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social como forma de atualizar informações de cerca de 2.600 famílias do Cartão Goitacá que estão com alguma inconsistência de informações no CadÚnico. O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, alerta que, caso as famílias convocadas não compareçam, o benefício concedido pode ser cancelado. Veja AQUI a lista completa das famílias convocadas.
“O Cartão Goitacá é o nosso programa de transferência de renda, que já atingiu a marca de 20 mil famílias beneficiadas, no entanto, cerca de 2.600 precisam, de forma obrigatória, atualizar as informações do Cadastro Único, que é a base de dados também usada pelo governo municipal para a concessão de benefícios. Caso a família que foi convocada através das nossas publicações não compareça, infelizmente ela terá o benefício bloqueado e, consequentemente, cancelado”, alertou o secretário.
O atendimento acontece na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, sempre a partir das 9h. Com os portões abertos, os titulares do CadÚnico da família beneficiária do Cartão Goitacá recebem uma senha para que o atendimento seja iniciado. A coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamilla Oliveira, reforça o alerta do secretário, dizendo que o número esperado de 600 pessoas por dia está aquém do esperado.
“A ação tem transcorrido na maior tranquilidade, no entanto, o número esperado de pessoas por dia, que deveria ser 600, está muito baixo. Neste primeiro momento, a gente tem recebido 200 pessoas, no máximo. A consequência dos faltantes será o bloqueio do Cartão Goitacá, porque a atualização é uma das condicionalidades para manter o benefício ativo. Depois de atualizado, serão revistas as demais condicionalidades. Venham para ação que vai até quinta-feira. As pessoas precisam entender que se foram convocadas elas devem comparecer”, ressaltou.
A coordenadora reforça que os beneficiários do Cartão Goitacá convocados para a atualização do Cadastro Único devem ficar atentos às documentações exigidas para o atendimento, que são identidade e documento com foto do titular familiar e de todos os moradores, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e declaração escolar para os componentes de 4 a 17 anos. No caso dessa última exigência, a declaração escolar, uma equipe da Educação está presente no Mutirão para a emissão do documento.
“Não adianta comparecer e também não trazer a documentação necessária. Na ausência da declaração escolar, a Secretaria de Educação está presente na ação. Não deixe de comparecer pela ausência se declaração escolar, mas os demais documentos são obrigatórios”, reforçou.
Quem não perdeu a oportunidade de atualizar o CadÚnico e manter o Cartão Goitacá em dia com as exigências foi a Dona Rosenilda Oliveira da Paixão. Ela precisava atualizar a mudança de escola do neto. Com tudo resolvido, ela elogiou a estrutura do Mutirão. “Foi tudo bem e muito rápido. Agora está tudo direitinho. Ficar sem o cartão ia ser bem complicado”, disse.
AGENDAMENTO SUSPENSO- Em função do Mutirão entre os dias 24 e 27 de fevereiro, não haverá abertura de agendamento para atualização do Cadastro Único. Além disso, entre os dias 28 de fevereiro e 14 de março, o atendimento ficará indisponível para a transição de sistema do CadÚnico, que se tornará, a partir de março, uma plataforma online de interligação de diferentes bases de dados do Governo Federal.
Outras Noticias
Representantes da Prefeitura preparam Liga Universitária Campista de 2025
Escola Municipal no IPS será ampliada com segundo pavimento, novas salas e climatização
Prefeitura de Campos aguarda homologação judicial de acordo para convocar aprovados do PSF