Fevereiro 22, 2025

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Agricultura auxilia produtores no investimento de novas formas de cultivo

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, dois produtores rurais da Baixada Campista começaram a colocar em prática a busca por novas especialidades de plantio e formas de cultivo agrícola. Após procurarem ajuda do poder público, eles começaram a fazer visitas técnicas para conhecer outros produtores em outros municípios do estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, Rogério Luiz dos Santos e seu sobrinho José Francisco dos Santos Coelho cultivam hortaliças e atuam na criação de abelhas africanizadas. Com o auxílio da Secretaria de Agricultura, eles visitaram nessa quarta-feira (19) propriedades de plantio de bananas e citrus, em Trajano de Moraes. 

“Devido à necessidade de novas oportunidades de cultivo e melhoria em nossa propriedade, procuramos o secretário Almy Junior e chefe de gabinete Paulo César Santos para nos auxiliar em novas especialidades de plantio e formas de cultivo agrícola. Desta forma, nos foi proposto uma visita técnica para conhecer outros produtores e em outros municípios do estado do Rio de Janeiro. Inicialmente fomos visitar propriedades de plantio de bananas e citrus na possibilidade de mais um embasamento prático de como funciona a produtividade deles do plantio, a colheita e escoamento da produção. Desta caminhada ainda pudemos observar quais formas de irrigação e práticas agrícolas que são utilizadas. Agregamos ainda a visita a produtores de hortaliças”, contaram os produtores ao destacarem que o apoio da Agricultura agrega muito ao trabalho, pois o produtor precisa da assistência para melhoria e ampliação do seu plantio.

Como pontapé inicial foi possível a realização de análise de solo e água, e possibilidade de otimizar custo com novos cultivares. O chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Paulo César dos Santos, ressaltou a importância dessa troca de experiência entre os produtores rurais. “Isso possibilita o crescimento agrícola. Saímos desse momento já com novas visitas agendadas para juntos com os produtores também vivenciar o manejo agrícola”, afirmou.