A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social vai realizar, na próxima semana, um Mutirão de Atualização do Cadastro Único exclusivo para beneficiários do Cartão Goitacá, programa municipal de transferência de renda. Estão sendo convocadas 2.464 famílias beneficiárias que estão com o CadÚnico desatualizado. O mutirão vai acontecer de segunda (24) a quinta-feira (27), a partir das 9h, na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca. O atendimento será por ordem de chegada, com 600 vagas por dia. Confira AQUI a lista completa dos beneficiários convocados.
Campos tem cerca de 20 mil famílias beneficiadas com o auxílio no valor de R$ 200. De acordo com a coordenadora de Programas de Transferência de Renda da Prefeitura, Marcélia Cardoso, mensalmente são feitos cruzamentos de dados para verificar se os beneficiários, que precisam estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, ainda atendem aos critérios do programa.
“O objetivo da ação é regularizar a situação dessas pessoas porque, a princípio, elas estão fora dos critérios de elegibilidade do programa. Com esse mutirão, vamos dar oportunidade a pessoas que estão com o Cadastro Único desatualizado para atualizem os seus dados de forma que não sejam bloqueadas ou excluídas do programa”, explicou Marcélia.
A coordenadora da Gestão do Cadastro Único em Campos, Kamilla Oliveira, explica que, para ser atendido, o titular do Cartão Goitacá deve ficar atento às documentações necessárias, que são as mesmas para o atendimento de atualização comum do Cadastro Único.
“A ação será por ordem de chegada, com portões abrindo às 9h e com 600 vagas por dia. Para isso, é preciso levar toda a documentação original de um atendimento do Cadastro Único: identidade ou documento com foto do titular familiar e de todos os moradores; CPF; carteira de trabalho; título de eleitor; comprovante de residência e declaração escolar para os componentes de 4 a 17 anos”, disse.
Lançado em maio de 2022, o Cartão Goitacá faz parte do atendimento da Prefeitura ao que estabelece a Política Nacional de Assistência Social, no sentido de garantir a segurança alimentar da população, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade. O programa foi desenvolvido de forma técnica e se tornou lei, após ser apresentado na Câmara dos Vereadores e aprovado por unanimidade.
AGENDAMENTO SUSPENSO – Em função do Mutirão entre os dias 24 e 27 de fevereiro, não haverá abertura de agendamento para atualização do Cadastro Único nesta sexta-feira (21). Além disso, entre os dias 28 de fevereiro e 14 de março, o atendimento ficará indisponível para a transição de sistema do CadÚnico, que se tornará, a partir de março, uma plataforma online de interligação de diferentes bases de dados do Governo Federal.
Neste período (28 de fevereiro a 14 de março), os profissionais que atuam no CadÚnico passarão por capacitações. A abertura do agendamento para inclusão e atualização do CadÚnico será retomada no dia 14 de março, a partir das 9h, através do site.
Outras Noticias
Caso Letycia: Homem que intermediou crime é preso nesta sexta-feira
Bloquinho da Inclusão vai animar a Cidade da Criança na próxima quarta-feira
Educação adquire 2.500 novos ventiladores para escolas e creches de Campos