Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e Sebrae Norte Fluminense renovam parceria. Na última sexta-feira (14), o secretário Marcelo Feres se reuniu com o coordenador Regional do Sebrae, Guilherme Reche, e a analista do órgão, Patrícia Buchaul. O objetivo do encontro foi discutir a renovação da parceria para a execução do Programa de Educação Empreendedora, que busca promover ações de intraempreendedorismo entre gestores, professores e alunos por meio de capacitações, cursos, palestras e agendas diversas.
A subsecretária de Gestão Operacional, Catia Mello, participou da reunião, na qual foi apresentado também o Programa de Gestão Escolar (PGE), oferecido pelo Sebrae e que tem como meta capacitar os gestores escolares e o programa Agente Local de Inovação (ALI) Educação Empreendedora, cujo foco é a ampliação da inovação nos modelos de gestão das escolas.
“Nosso objetivo é difundir o empreendedorismo e o ambiente empresarial em nossas unidades escolares. Nossos estudantes têm excelentes ideias, são engajados e desejamos que, aqueles que têm vocação, se tornem grandes empreendedores”, disse Marcelo, lembrando que o diálogo e a parceria com o Sebrae tiveram início em 2022.
A ação com o Sebrae não é a única promovida pela Secretaria de Educação neste sentido, segundo o secretário. “Também ofertamos o Programa de Apoio a Startups, que visa apoiar a incubação de empresas na Tec Campos Incubadora, parceira da Secretaria, com oferta de bolsas de desenvolvimento tecnológico; e o Programa Economia Criativa, que visa fomentar a cultura empreendedora e criativa no município, também com garantia de bolsas de estudo”, destacou Marcelo.
Para Catia, esse é um passo importante visando fortalecer a educação e preparar os alunos para os desafios do futuro. “Esse programa incentiva o protagonismo estudantil, estimula a criatividade e desenvolve habilidades essenciais para a vida profissional. Além disso, proporciona aos professores novas metodologias de ensino e contribui para uma escola mais conectada com a realidade do mercado de trabalho. Uma iniciativa que beneficia toda a comunidade escolar”, lembrou.
Para o coordenador do Sebrae, atuar de maneira proativa na pauta da Educação Empreendedora possui uma grande importância estratégica. “Entendo que, para que a visão de futuro seja de transformação em nosso município, precisamos agir e implementar ações que possam ampliar, desde a base de formação, conceitos que poderão contribuir e desenvolver indivíduos cada vez mais bem preparados e fortalecidos para a vida e o mercado de trabalho,” reforçou Reche.
O Sebrae disponibilizará todo o material complementar digital. Os diretores e professores vão atuar como multiplicadores do Projeto. Em seguida, a formação contemplará os estudantes da rede. A ideia é fazer com que o tema seja trabalhado em sala de aula de forma transversal, no dia a dia de cada escola. Também haverá palestras com técnicos e consultores do Sebrae para os estudantes.
Outras Noticias
Recurso contra gabarito da prova final do Curso de Formação da GCM até esta quarta
Ação de combate à exploração do trabalho infantil no Centro e Pelinca
Educação divulga lista de encaminhamento de alunos antigos e matrícula de novos alunos