Fevereiro 21, 2025

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Vacina Covid-19 disponível para crianças e grupos prioritários em Campos

A vacina que protege contra a covid-19 continua sendo aplicada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e para os grupos prioritários a partir de 5 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. O imunizante está disponível em quatro postos, inclusive com horários flexíveis para melhor atender a população.

No Centro Municipal de Vacinação e Testes de Triagem Neonatal, que funciona na sede da Secretaria de Saúde, e Clínica da Criança, o atendimento de segunda a sexta-feira é das 8h às 20h. Já aos sábados, domingos e feriados, a vacinação acontece das 8h às 17h, em ambos os postos.

Na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Travessão, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, também é aplicada a vacina para todas as idades. Pessoas acima de 12 anos, também pode optar por receber a vacina no Clube da Terceira Idade, se segunda a sexta, das 8h30 às 16h.

“O município recebeu doses da vacina que contempla a faixa etária de 6 meses a 4 anos, idosos e gestantes que fazem parte da rotina de imunização nacional e também para os grupos prioritários acima de 5 anos. A vacina é a única de prevenção da doença, então pedimos para as pessoas não deixarem de se vacinar”, reforça o assessor técnico, Leonardo Cordeiro.

Pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) podem ser imunizadas as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de ter iniciado ou não a proteção contra a Covd-19 com vacinas anteriores. As pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunossuprimidos acima de 5 anos devem receber uma dose da vacina a cada seis meses.

Os grupos prioritários elegíveis para receber a vacina uma vez ao 1 ano são: pessoas que vivem ou trabalham em Instituições de Longa Permanência (ILP), indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Os idosos, gestantes e puérperas devem levar o Cartão de Vacina Covid-19 juntamente com documentos pessoais. Para os imunocomprometidos é obrigatório documento que comprove a condição.